Início » Projetos » Geral » Noticias » Prodepa fornece tecnologia para ação de cidadania no Aurá
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Prodepa fornece tecnologia para ação de cidadania no Aurá

(Agência Pará de Notícias)

Começa na próxima segunda-feira (22) mais uma ação de cidadania direcionada aos catadores que trabalham no lixão do Aurá. Além do acesso a documentos, eles poderão tirar fotografias para a documentação e receber atendimento jurídico. A ação ocorre de 9 às 15 horas, na Escola Parque Bolonha, bairro Águas Lindas. Mais de 170 pessoas, entre técnicos e voluntários de diversos órgãos federais, estaduais e municipais atenderão o público.

O objetivo é proporcionar o acesso à cidadania aos catadores do Aurá. A Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) fornecerá um link do Navegapará para que todos os atendimentos possíveis sejam feitos online, beneficiando o cidadão e agilizando a prestação dos serviços oferecidos. Os trabalhadores terão atendimento jurídico sobre posse de terrenos em áreas da Marinha, fotografias para documentação e emissão das carteiras de trabalho e de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e título de eleitor.

Com a conectividade, a emissão de documentos será feita em tempo real. Após o cadastro, o cidadão já sai com o número do documento em mãos, e em alguns casos, como o de emissão de carteira de identidade, o usuário leva o documento impresso. “Isso sem dúvida faz uma grande diferença, visto que o cidadão não precisa se deslocar posteriormente para receber o documento", diz o gerente de Projetos de Cidadania da Prodepa, Tiago Cardoso.

A expectativa é atender 800 famílias de Belém e 600 de Ananindeua, além dos moradores do entorno do Aurá. O atendimento deve alcançar mais de dois mil cidadãos. Para a diretora de Projetos Especiais da Prodepa, Leila Daher, eventos como este são importantes para a sociedade, em especial para os cidadãos em situação de exclusão social. “Para a Prodepa, ajudar em ações de cidadania é fundamental, pois estamos assim cumprindo a missão institucional de prover soluções de tecnologia da informação e comunicação em benefício do cidadão", afirma.

Os atendimentos serão feitos pelo Pro Paz Cidadania, Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) e Ação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag), entre outros. 

Texto:
Natia Ney - Prodepa