Início » Projetos » Geral » Noticias » Em Salvaterra, Caravana Oftalmológica realiza mais de 1.800 atendimentos
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Em Salvaterra, Caravana Oftalmológica realiza mais de 1.800 atendimentos

Ana Cintia levou a sua sobrinha Laíse de vasconcelos para o último dia de atendimento da Caravana Oftalmológica do Pro Paz.

Com 1.801 atendimentos, foi encerrada na quarta-feira (5), na Praça Magalhães Barata, a Caravana Oftalmológica do Pro Paz no município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, o último a receber o mutirão nesta primeira etapa da ação. Foram realizadas consultas oftalmológicas e cirurgias para correção de problemas como catarata e pterígio.

A Caravana Oftalmológica, que passou por cinco municípios do Marajó, no período de 20 de maio a 06 de junho, atendeu comunidades carentes, que não dispõem desse tipo de serviço onde residem.

Oliviário Cavalcante, 74 anos, aproveitou o último dia da caravana e fez a cirurgia de catarata. "Agora que vou conseguir ver melhor terei condições de cuidar da minha casa, dos meus netos e até de voltar a dançar", disse ele.

Exames - Muitos jovens também passaram por exames, como a menina Laíse Pacheco de Vasconcelos, 11 anos, levada pela tia, Ana Cíntia dos Santos, para uma consulta. Ana contou que, no ano passado, Laíse machucou o olho esquerdo quando brincava com amigos. "Depois desse acidente, ela chegou a ser atendida em Belém. O médico informou que talvez ela tivesse catarata ainda jovem", explicou.

Na consulta, Laíse soube que não tem nenhuma sequela no olho. "Muito bom saber que ela não vai passar por cirurgia e nem vai precisar usar óculos, pois está enxergando muito bem. Uma açãoo como essa é muito importante para nós, aqui de Salvaterra, pois podemos conseguir atendimento e tirar as nossas dúvidas sem precisar gastar dinheiro para ir a Belém", disse Ana Cíntia.

A Caravana Oftalmológica do Pro Paz passou pelos municípios de Melgaço, Curralinho, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra, realizando consulta oftalmológicas e cirurgias de catarata e pterígio (conhecida popularmente como carne crescida). Uma grande estrutura foi montada, com duas carretas, uma para o funcionamento dos consultórios, e outra para o centro cirúrgico, que dispõe de equipamentos de última geração.

A Caravana Oftalmológica é uma realizaçãoo do governo do Estado, por meio do Programa Pro Paz e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz