Início » Projetos » Geral » Noticias » Caravana Pro Paz Cidadania atende mais de mil pessoas em Rio Maria
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Pro Paz Cidadania atende mais de mil pessoas em Rio Maria

O estudante Gabriel Tavares, 17 anos, aproveitou e tirou todos os documentos, entre eles a certidão de nascimento e as carteiras de identidade e trabalho.

(Agência Pará de Notícias)

Com cerca de 18 mil habitantes, o município de Rio Maria, no sudeste do Pará, foi o oitavo destino da Caravana Pro Paz Cidadania, que ofertou nesta quinta-feira (4), gratuitamente, na Escola Estadual Aniceto Carlos Laranjeiras, emissão de documentos e atendimento jurídico à população local. Mais de mil atendimentos foram feitos, dos quais 355 emissões de identidades, 122 CPFs, 154 carteiras de trabalho e 308 fotografias. Também foram feitos 43 procedimentos jurídicos.

Nascida no município de Conceição do Araguaia, na mesma região, a auxiliar de serviços gerais Rosineide Pereira, 43 anos, foi uma das pessoas atendidas pela caravana. Há mais de 20 anos em Rio Maria, ela procurou a ação para tirar a segunda via da certidão de nascimento, mas como a primeira via do documento foi tirada em Conceição, ela precisou do serviço jurídico para renovar o documento. “Minha certidão já está rasgada, e não tenho como ir à minha cidade de origem para tirar outra”, explicou.

Segundo a Defensoria Pública do Estado, são frequentes os casos de pessoas que procuram documentos fora da cidade onde nasceram. O outros tipos de procedimentos que também têm sido procurados pela população são a retificação de documentos, pensão de alimentícia, divórcio e até mesmo reconhecimento de paternidade. No município de Redenção, por exemplo, quinto destino da caravana, foi atendido um pai que procurou a caravana para registrar a filha, já com 25 anos.

O estudante Gabriel Vinícius Tavares, 17 anos, aproveitou para tirar vários documentos de uma só vez durante a ação em Rio Maria. Assim que chegou à escola, ainda pela manhã, o jovem retirou a segunda via da certidão de nascimento. “Não esperava conseguir tudo de uma vez. Está sendo ótimo”, comentou ele, assim que recebeu o documento. Em seguida, foi a vez de pegar as primeiras carteiras de identidade e de trabalho.

Para o secretário de Educação de Rio Maria, Vanderlei Milhomem, a caravana ajudará o município quanto à documentação na cidade. “Aqui nosso posto de identificação funciona, mas com muita dificuldade. Muitas vezes por falta de material mesmo, até mesmo devido à distância. Então essa é, com certeza, uma ação importantíssima para todos nós que moramos aqui, porque a documentação é o item básico para o exercício pleno da cidadania. Ser cidadão é ser reconhecido pelo Estado, e assim, garantir os direitos”, destacou.

No sábado (6), a Caravana Pro Paz Cidadania chega ao município de Xinguara. Cerca de 50 servidores trabalham na ação. Participam equipes do Pro Paz, Polícia Civil, Defensoria Pública e das secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). 

Texto:
Amanda Engelke - Secom