Início » Projetos » Geral » Noticias » Caravana Oftalomológica Pro Paz atende a população de Inhangapi
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Oftalomológica Pro Paz atende a população de Inhangapi

Maria Zeliana Matos fez cirurgia para corrigir um problema que tinha desde a infância e que a afetava nas relações com as pessoas: o estrabismo.

(Agência Pará de Notícias)

Inhangapi, no nordeste do Pará, é o nono município da Região de Integração do Guamá a receber a Caravana Oftalmológica do Pro Paz, que leva gratuitamente consultas, exames e cirurgias à população carente, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Para os profissionais que trabalham no mutirão, o maior benefício é poder devolver a visão para quem não conseguia mais enxergar.

“Temos visto que a maioria das pessoas que atendemos é idosa. São pessoas que cuidam dos netos para que os pais possam trabalhar. Quando o problema da visão chega, elas ficam com a autoestima baixa, e esse trabalho que fazemos lhes devolve essa segurança. Não é só saúde, é um trabalho de inclusão social, pois traz de volta a vida ativa das pessoas”, disse o médico Fábio Viera, integrante da caravana.

Maria Zeliana Matos tem 32 anos e é de Santo Antônio do Tauá. Ela foi encaminhada para a caravana em Inhangapi e conseguiu resolver um problema que tinha desde criança: o estrabismo. “Isso me deixava muito envergonhada. Usava óculos para esconder o problema. Em Santo Antônio, fiz todos os exames, e fui chamada para fazer a operação aqui. Agora já me sinto bem e tenho fé que tudo vai melhorar. Vou começar a andar sem óculos. O atendimento foi ótimo”, disse.

O ambulante José Soares, que se operou de catarata, estava ansioso para chegar a sua casa. “Tenho um pequeno negócio, e hoje tirei o dia para cuidar da saúde. Eu me operei para não levar problemas para casa. Vou descansar para logo voltar a trabalhar”, explicou. A agricultora Astrogilda Pena também comemorou a passagem da caravana pelo município. “Fui avisada pelos agentes de saúde sobre o mutirão. Tomei meu café cedo e vim para cá. O atendimento foi bom, e a cirurgia foi muito rápida. Agora é esperar pelo resultado, que, tenho certeza, vai ser ótimo”, afirmou.

Desde o dia 4 de julho, a Caravana Oftalmológica Pro Paz está percorrendo dez municípios do nordeste do Pará. Entre os serviços oferecidos, estão consultas, exames e cirurgias para corrigir problemas como pterígio (carne crescida), estrabismo e astigmatismo, além de catarata, a maior causa de cegueira no mundo e que atinge grande parte da população idosa. A caravana encerra o trabalho na região nesta quinta-feira (25), em São Domingos do Capim. 

Texto:
Antenor Filho - Secom