Início » Projetos » Geral » Noticias » Caravana Oftalmológica supera cota de cirurgias em São Francisco do Pará
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Oftalmológica supera cota de cirurgias em São Francisco do Pará

Ailton Silva é marceneiro e veio de Magalhães Barata, ele tinha Pterigio (carne crescida).

(Agência Pará de Notícias)

O terceiro domingo de julho foi de muito trabalho para os integrantes da Caravana Oftalmológica Pro Paz, que chegou a São Francisco do Pará, onde centenas de pessoas aguardavam pelos atendimentos oftalmológicos oferecidos pelo Governo do Estado e entidades parceiras. O secretário de Saúde do município, Celso Leite, que também começou as atividades do dia cedo e, junto com sua equipe ajudou na orientação e na distribuição de lanches ao público, fez questão de elogiar a iniciativa. "Essa ação veio na hora certa, pois tínhamos um grande número de pessoas necessitando de tratamento especializado no município. Estamos muito felizes por essa parceria com o Governo do Estado, que só hoje está ajudando a tirar da fila de espera por cirurgias oftalmológicas mais de quinhentas pessoas”, festejou.

Dulce Venturieri, que coordena a caravana, também comemorou a parceria. “ É muito gratificante ver que a população que precisa desse tipo de serviço está sendo atendida. Desde o nosso primeiro contato com a prefeitura de São Francisco tivemos todo apoio e garantia de suporte. Hoje, em pleno domingo de julho, conseguimos reunir aqui essa quantidade enorme de gente que veio em busca do atendimento. Esse é o melhor resultado que poderíamos ter”, disse.

Durante todo o domingo a população foi atendida com consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. O agricultor Raimundo Rocha, 59 anos, disse que a ação foi a melhor coisa que aconteceu no município. “Cheguei aqui à seis horas, mas valeu a pena acordar mais cedo. A vinda da Caravana foi uma coisa muito boa, porque tem muita gente que necessita desse trabalho aqui. Eu tinha um problema em um dos olhos e agora passei pela cirurgia e espero ficar bom”, comentou.

Antonio Batista, que também é agricultor, foi outro que festejou a ação itinerante. “Eu já tive glaucoma há bsatnte tempo e uns exames que eu fiz tem um tempo mostraram que eu tinha catarata. Operei os dois olhos aqui. Agora é esperar o resultado e torcer para dar tudo certo, porque eu preciso trabalhar para me sustentar”, disse o agricultor.

Ailton Silva é marceneiro e veio do município de Magalhães Barata. Ele tinha Pterigio (carne crescida nos olhos). “A caravana teve lá no meu município na sexta feira e eu operei um dos olhos. E como é perto daqui aproveitei que ela veio pra São Francisco e operei o outro lado. Achei bom, porque em menos de dois dias eu consegui resolver o meu problema. Esse trabalho não pode parar, a Caravana precisa percorrer todo o estado e ajudar a população que precisa”, opinou Ailton.

Dona Raimunda da Conceição, 58 anos, já vinha há muito tempo relutando em fazer a cirurgia, mas decidiu aproveitar a oportunidade e fazer a cirurgia para a retirada da “carne crescida“. "O médico já tinha me passado a cirurgia há muito tempo, mas como eu tenho problema de hemorragia fiquei com medo. Dessa vez me apeguei a Deus e fiz, e foi muito bom”, relatou.

O atendimento em São Francisco do Pará superou as expectativas e também a cota de cirurgias programadas, que chegaram a 220. Por isso, a Caravana Oftalmológica do Pro Paz vai prosseguir com os atendimentos nesta segunda-feira, 22. Todavia, apenas as cirurgias que foram marcadas neste domingo serão realizadas. 

Texto:
Antenor Filho - Secom