Início » Projetos » Geral » Noticias » Caravana Oftalmológica chega à Santa Isabel nesta quinta
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Oftalmológica chega à Santa Isabel nesta quinta

(Agência Pará de Notícias)

Santa Izabel será o primeiro de uma lista de dez municípios a receber, nesta quinta-feira, 4, a Caravana Oftalmológica do Pro Paz, que prevê a realização de mais de três mil cirurgias durante os 24 dias em que a ação percorrerá a Região de Integração do Guamá. Duas carretas foram adaptadas e equipadas para servir como consultórios e centro cirúrgico, este último com capacidade para intervenções de alta e média complexidade. A estimativa média de atendimento diário é de trezentas cirurgias, mil consultas e cinco mil exames.

O governador Simão Jatene ressalta que a expansão da Caravana Oftalmológica para outras regiões se deve aos excelentes resultados obtidos na Ilha do Marajó, que já recebeu a ação, e onde foram realizadas mais de 2.500 cirurgias e oito mil consultas. Os 10 municípios da Região do Guamá foram selecionados por disporem apenas da Rede de Atenção Básica, ou seja, não recebem recursos adicionais para fazerem procedimentos de média e alta complexidade, como as cirurgias de catarata.

“Há um número bem maior de municípios que compõem a Região do Guamá, mas escolhemos esses dez por serem os que mais precisam desse tipo de atendimento. O Estado vai disponibilizar a estrutura do programa para atender essa demanda, mas desde já se coloca à disposição das prefeituras para orientá-las e garantir um suporte para que elas possam desenvolver programas dessa natureza”, reiterou Simão Jatene.

Para ser atendido pela Caravana Oftalmológica, o paciente só precisa apresentar a Carteira de Identidade e a Carteira do SUS. Todos os serviços serão oferecidos gratuitamente à população, que terá acesso a consultas oftalmológicas e cirurgias para corrigir problemas como pterígio (carne crescida), estrabismo, além de catarata, doença que atinge grande parte da população idosa no mundo e cujo único tratamento é a cirurgia.

O agricultor Pedro de Souza fazia parte do grupo de pessoas que teve a visão prejudicada pela catarata. O problema foi resolvido durante a passagem da Caravana Oftalmológica pelo município de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, em maio deste ano. Após submeter-se à cirurgia de catarata, que é feita com tecnologia de ponta e dura apenas oito minutos (quatro minutos para cada olho), seu Pedro saiu do bloco cirúrgico comemorando por conseguir descer as escadas sozinho. “Quando eu cheguei pra fazer a consulta não enxergava nada, nem a minha mão eu conseguia ver direito, e agora estou enxergando tudo, todo mundo. É muito bom poder contar com esse tipo de ajuda, muita gente necessitava disso, mas não tinha como fazer essa cirurgia”, contou Pedro Souza.

As cirurgias realizadas na Caravana Oftalmológica não causam dor ou sangramento. Todos os procedimentos são gravados e documentados pela equipe médica. A ação, apoiada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e feita em parceria com o Instituto de Olhos, prioriza a população que não tem acesso a esse tipo de atendimento médico, além de desafogar a lista de espera por essa especialidade nos municípios alvo.

Calendário da Caravana:

Santa Isabel do Pará: 04/07 e 05/07

Santo Antônio do Tauá: 07/07 e 08/07

São Caetano de Odivelas: 10/07

Terra Alta: 12/07

São João da Ponta: 14/07

Marapanim: 16/07 e 17/07

Magalhães Barata: 18/07

São Francisco do Pará: 21/07

Inhangapi: 23/07

São Domingos do Capim: 25/07

 

Texto:
Dani Filgueiras - Secom