Início » Projetos » Geral » Noticias » Caravana de cirurgias oftalmológicas chega a Curralinho
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana de cirurgias oftalmológicas chega a Curralinho

Atendimento começou às 5 horas da manhã desta quinta-feira (23) e vai até sexta-feira (24).

Nesta quinta-feira, 24, foi a vez do município marajoara de Curralinho receber a caravana de atendimento oftalmológico do Governo do Estado. A ação permanece no município até esta sexta-feira oferecendo consultas e cirurgias oftalmológicas para a população.

A expectativa dos organizadores do mutirão é de realizar 1800 consultas e 360 cirurgias durante os dois dias de trabalho. O mutirão conta com médicos e enfermeiros, além de uma equipe de apoio formada por voluntários da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento começou às 5 horas da manhã, em frente à praça matriz e, apenas no período da manhã, foram registrados 352 consultas médicas e 109 cirurgias oftalmológicas.

Raimunda Estevão, de 67 anos, foi uma das pessoas a passar pela cirurgia da catarata. “A minha vista está um pouco turva, espero que com essa cirurgia eu possa enxergar melhor, porque até agora o atendimento está muito bom e a equipe é muito boa”, afirmou.

A dona de casa Ana dos Santos Silva, de 62 anos, que já havia feito a cirurgia de catarata, elogiou o procedimento cirúrgico e a velocidade em que foi atendida pelos médicos. “Estava com a vista embaçada no lado esquerdo, acabei de sair da cirurgia e espero que agora eu possa enxergar muito melhor. Gostei também do atendimento, cheguei às 8 horas da manhã e em 15 minutos já estava no consultório”, disse.

Segundo a gerente de Projetos Especiais do Pro Paz, Dulce Venturieri, a procura pelos serviços do mutirão oftalmológico está grande, mas ela garantiu que todos serão atendidos durante os dois dias da ação. “Começamos o atendimento bem cedo e vamos realizar enquanto houver demanda. O município de Curralinho não possui esses serviços oftalmológicos especializados que estamos oferecendo, muitas vezes eles são encaminhados para Breves ou Belém, levando meses entre uma consulta e uma cirurgia. Com essa estrutura do Pro Paz, o paciente recebe consulta médica e cirurgia oftalmológica em um único dia”, declarou.

O mutirão de cirurgias oftalmológicas está sendo realizado em frente à Praça Matriz da cidade, com uma equipe de 11 médicos, 59 pessoas que fazem parte do apoio e 25 voluntários da Secretaria Municipal de Saúde. Realizado pelo Governo do Estado, por meio do Programa Pro Paz, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o mutirão realiza consultas e cirurgias oftalmológicas corrigindo problemas como pterígio, estrabismo e astigmatismo, para a população que não tem acesso a esse tipo de serviço em seu município, além de realizar cirurgias de catarata para a população idosa. 

Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz