Início » Noticia » Viva Melhor Sabendo Jovem forma 170 alunos de escolas municipais

Viva Melhor Sabendo Jovem forma 170 alunos de escolas municipais

Mais de 170 alunos da rede municipal de ensino foram certificados na tarde desta terça-feira (27) pela participação nas oficinas desenvolvidas pelo Projeto Protagonismo dos Adolescentes da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) de Belém e Viva Melhor Sabendo Jovem. Realizado em parceria entre o Governo do Pará, por meio da Fundação Pro Paz e da Secretaria Extraordinária de Politícas Públicas (Seeips), Prefeitura de Belém e Instituto Peabiru, o projeto tem como objetivo desenvolver competências visando à participação cidadã de adolescentes e jovens em instâncias formais e informais, para reflexão e proposição de políticas públicas, criando uma rede de mobilização entre os estudantes da rede pública de ensino.

Durante três meses, os estudantes foram capacitados pelos articuladores dos projetos em diversos temas, como combate ao HIV e à doenças venéreas, cultura de paz, educomunicação, controle social, prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas e a luta contra o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Os jovens também desenvolveram atividades de mobilização para testagem de HIV/Aids, sifilis e hepatites virais em escolas, praças e locais de grande trânsito de pessoas.

Participaram do projeto como articuladores adolescentes e jovens da Rede + Pará, Tela Firme, Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia (Gretta), Coletivo de Homens Trans, Juventude Unida pela Vida na Amazônia (Juva), Universidade Popular (Unipop), Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (Fase) e jovens atendidos pelo Pro Paz Escola.

Aluna da Escola Municipal Gabriel Lage, Elisa Correa, de 15 anos, pretende levar o projeto futuramente para outras pessoas. “Eu aprendi muito sobre cultura de paz, educomunicação, doenças sexualmente transmissíveis. Quero continuar divulgando esse conhecimento e quero sim, me tornar uma articuladora do projeto um dia, para ajudar na conscientização de outras pessoas”, afirmou.

“Aprendi muito com o projeto. Além da formação que ele me deu aprendi também com os alunos para os quais ministrei as oficinas. É muito mais fácil quando um jovem fala com o outro jovem porque eles realmente escultam. Para mim foi muito importante ser a pessoa a levar esses conhecimentos para eles”, contou Brenda Karine, 18 anos, articuladora do projeto

“Buscamos cada vez mais fomentar o protagonismo juvenil e a valorização da postura dos jovens frente a outros jovens, capacitando-os para que possam interagir com seus pares dentro das escolas e disseminando a cultura de paz. Queremos que os alunos se sintam incluídos e participem cada vez mais, propondo políticas públicas”, afirmou Jorge Bittencourt, presidente da Fundação Pro Paz.

Sobre o projeto: A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição do Unicef na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo nas grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes. Trata-se de uma metodologia que visa à implementação de políticas públicas e ações voltadas para a infância e a adolescência, a partir do trabalho em rede e da participação popular. Em 2014, Belém entrou para o grupo de cidades brasileiras que desenvolvem a PCU, por meio do compromisso assumido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Belém com o Unicef.

Por Mayara Albuquerque