Início » Noticia » Pro Paz ofertará aulas de defesa pessoal ministradas pela atleta Érica Paes

Pro Paz ofertará aulas de defesa pessoal ministradas pela atleta Érica Paes

Em parceria com a atleta Érica Paes, a Fundação Pro Paz lança nessa sexta-feira (11), às 16h, o projeto “Eu Sei Me Defender”, que ofertará aulas de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência atendidas pelo projeto. O curso terá a duração de quatro meses e as alunas receberão certificado. Também haverá vagas para a sociedade em geral.

Paraense e primeira mulher da BTT (Brazilian Top Team), a lutadora Érica Paes agora compõe a equipe XGYM, a mesma de Anderson Silva. Nascida em Abaetetuba, nordeste do Estado, ela conta que começou a lutar ainda criança, com apenas 12 anos, e vê no projeto a oportunidade de colaborar para o empoderamento feminino. “Diante da triste realidade dos altos índices de violência contra mulheres, sempre tive vontade de repassar meus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Já fui vítima de violência doméstica e de duas tentativas de estupro que, felizmente, foram frustradas devido ao meu conhecimento técnico marcial. Vi no projeto uma oportunidade de ensinar essas técnicas para que outras mulheres aprendam a se defender também”, afirma.

O curso ocorrerá toda terça e quinta-feira, às 16h, no auditório do Pro Paz Mulher, localizado na Travessa Mauriti, 2.394, no Marco. As aulas são gratuitas. As alunas devem ser assíduas para que aprendam todos os fundamentos e evoluam nas técnicas, já que o treinamento é de pequena duração. Quem tiver mais de três ausências será desligada, dando oportunidade para outra mulher participar. Na primeira turma serão ofertadas dez vagas para vítimas de violência que são atendidas pelo Pro Paz Mulher e 20 vagas para a sociedade em geral.

Para a coordenadora do Pro Paz Mulher, Raquel Cunha, o projeto visa a prevenção, que também é um viés trabalhado pelo Pro Paz. “Sabemos do grande número de assédios enfrentados por nós, mulheres, diariamente. É muito gratificante trazer uma lutadora mundial como a Érica, que já passou por situações como esta, para dar aulas de defesa pessoal, para empoderar tanto as mulheres que atendemos quanto outras que diariamente sentem medo ao sair nas ruas. A parceria vem para oferecer um serviço para a sociedade”, explica.

O lançamento do projeto terá apresentação da cantora e compositora Livia Mendes, que se apresenta no meio musical com a proposta de um projeto autoral, falando de assuntos do universo feminino e com letras que são como um grito de liberdade a causa. Para a cantora, projetos como esse fortalecem a mulher. “Estou honrada em participar de um projeto como esse e de colaborar para esta causa. Mais do que amparar a mulher, ele vem para oferecer um serviço de prevenção para nós. Espero levar a arte para esta iniciativa como a Érica, atleta aqui do nosso Estado, está trazendo o esporte”, diz.

O Pro Paz Mulher agrega, em um mesmo espaço, delegacia, Polícia Militar, assistência social, psicóloga, atendimento médico, perícia, Ministério Público e Tribunal de Justiça. O serviço é o único do país que oferta tratamento integrado à mulher da capital e também do interior, por meio do Pro Paz Integrado, localizado nas regiões Xingu, Lago, Baixo Amazonas, Bragantina e Marajó. A rede conta também com o atendimento nas unidades da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em todas as regiões.

Vagas Encerradas.

Por Mayara Albuquerque