Início » Noticia » Pro Paz Enem leva aulão para egressos da Fábrica Esperança
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz Enem leva aulão para egressos da Fábrica Esperança

Até o inicio de dezembro o Pro Paz Enem estará levando aulões preparatórios ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para alunos custodiados nas casas penais do Estado. A iniciativa, colocada em prática por meio da Fundação Pro Paz, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), busca garantir a esse público a oportunidade de rever e tirar dúvidas sobre o conteúdo do Enem, que será aplicado a pessoas privadas de liberdade nos dias 6 e 7 de dezembro. As aulas serão ministradas dentro das unidades prisionais. Este ano mais de mil presos devem fazer as provas em todo o Pará.

Na tarde de segunda-feira (21), as aulas foram levadas à Fábrica Esperança, Centro de Recuperação Feminino (CRF), Centro de Triagem Metropolitana, em Ananindeua, e para os Presidios Estaduais Metropolitano I e II. Nesta terça (22), as aulas serão no Centro de Detenção Provisória de Icoaraci (CDPI), Centro de Recuperação Feminino (CRF) e Presidio Metropolitano I. O cronograma segue até o dia 3 de dezembro.

Wagner Gomes Rodrigues, colaborador da Fábrica Esperança e um dos alunos que fará a prova do Enem este ano, destacou a importância dos "aulões". “A aula foi muito boa porque além do conteúdo programatico os professores explicaram como a prova funciona. Isso é muito interessante pra gente, já que é a primeira vez que muitos vão fazer o Enem. Já estava me preparando há algum tempo e espero que com mais esta ajuda eu consiga uma vaga na universidade”, declara.

A Associação Polo Produtivo Pará - Fábrica Esperança é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove a reinserção social de egressos do Sistema Penitenciário e de pessoas que estejam cumprindo pena privativa de liberdade no regime aberto, prisão domiciliar ou penas restritivas de direito, assim definidos na Lei de Execução Penal – LEP. Com proposta inovadora e pioneira no Brasil, o projeto busca dar a essas pessoas uma chance de recomeçar a vida de forma digna, com oportunidade de emprego, geração de renda e todos os direitos trabalhistas garantidos. Ao ingressar no projeto, o egresso é avaliado por uma equipe multidisciplinar que o encaminha à capacitação e depois o coloca num posto de trabalho.

Rosiane Barbosa, pedagoga da Fábrica Esperança, explica que este é o segundo ano de parceria com o Pro Paz, porém, pela primeira vez as aulas acontecem na Fábrica. “Antes as aulas eram na Susipe, agora, com elas sendo ofertadas aqui, ficou bem melhor para os nossos colaboradores, uma vez que eles já estão na fábrica e nao precisam sair do seu local de trabalho. O projeto é mais uma oportunidade que eles tem de se preparar para a prova do Enem, que poderá lhes garantir tanto a certificação do Ensino Médio quanto o ingresso em uma faculdade”.

Inscrições - Este ano a Susipe inscreveu 1.041 detentos para participar do Enem voltado a pessoas privadas de liberdade, numero quase 30% maior que no ano passado. As provas serão aplicadas em 41 unidades prisionais paraenses. As inscrições para o Exame foram feitas de 3 a 21 de outubro.

“O Pro Paz Enem para pessoas privadas de liberdade é uma ferramenta integrada do governo do Pará que possibilita a essas pessoas enxergarem uma janela de oportunidade e de mudança de vida. É uma grande via de ressocialização e de reiserção à sociedade. Esperamos que esta parceria possa colaborar na mudança de vida destas pessoas”, afirma o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.

Por Mayara Albuquerque