Início » Noticia » Pro Paz Enem e FCP intensificam preparação de estudantes durante a semana em Belém
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz Enem e FCP intensificam preparação de estudantes durante a semana em Belém

 

Na reta final da preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos próximos dia 5 e 6 de novembro, em todo o Brasil, a equipe de professores do Pro Paz Enem intensificou os aulões presenciais promovendo revisões às terças e quintas, sempre às 19h, na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, na Terra Firme. Os alunos contam também com as palestras oferecidas pela Fundação Cultural do Pará (FCP) no Centur, para garantir um bom resultado no exame.

A primeira aula neste formato do Pro Paz Enem lotou o auditório da escola ontem à noite. O que se via eram alunos concentrados e interessados em esclarecer todas as dúvidas. Vilma Rabelo, 42 anos, encarou o desafio de voltar à sala de aula para prestar o exame. Ela está fazendo o supletivo e adquiriu apostilas para estudar em casa. Ficou muito feliz com a oportunidade de poder fazer as revisões com o Pro Paz Enem nos aulões durante a semana em seu bairro. 

"Voltar a estudar é um desafio, mas que está sendo muito prazeroso. Pretendo ingressar no curso de Ciências Biológicas e atuar na área de pesquisa e sei que toda ajuda vai ser fundamental nesse momento tão próximo. Espero adquirir muito conhecimento nestas aulas", disse a estudante, que está há 14 anos afastadas da sala de aula.

O professor Bruno Ricardo abriu as aulas da terça com uma mensagem importante para os alunos. "Mais do que trazer dicas e conteúdos importantes nós, professores, da rede pública e privada, estamos aqui para ajudar no emocional de vocês, fazer com que se sintam seguros. Todo atleta que está próximo da competição precisa desses momentos intensos de treino, que ajuda tanto no desempenho como no motivacional, por isso é tão importante esse intensivo", disse para os alunos.

O Pro Paz Enem iniciou em agosto deste ano, com aulões presenciais aos finais de semana em Belém e no interior do Estado, programas na TV Cultura, fascículos encartados pelo Jornal O Liberal, além de material disponível gratuitamente na internet pelo site do Pro Paz. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Pro Paz e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Pará (Seduc), tem como objetivo preparar estudantes da rede pública estadual de ensino para a prova do Enem.

"Ainda estou no segundo ano mas já estou estudando. Soube que teriam esses aulões aqui no bairro e vim reforçar os estudos", disse Rayna Alves, uma das estudantes que participa dos aulas do Pro Paz Enem, que são gratuitas e ministradas por professores da Seduc e especialistas da rede particular de ensino contratados pela Fundação Pro Paz. Neste final de semana os aulões serão realizados em Belém e Abaetetuba no sábado e em Santarém no sábado e domingo. As inscrições já podem ser feitas pelo site da Fundação Pro Paz: www.propaz.pa.gov.br.

Palestras

Escolas Literárias e o papel do negro na formação do Brasil são alguns do temas abordados nas palestras preparatórias para o Enem que serão realizadas nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21. A promoção é da Biblioteca Pública Arthur Vianna por meio da Diretoria de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará. As palestras, ministradas pelo professor Bruno Magalhães, serão realizadas no horário de 14h às 17 horas, no Cine Líbero Luxardo, andar térreo do Centur, com entrada franca.

Durante o evento serão resolvidos exercícios relacionados aos temas do certame como: povos pré-colombianos e sociedade egípcia. A professora de Literatura Kelvia Barroso será uma das participantes da palestra.

As atividades começaram no mês de agosto e agora trazem uma versão compacta do projeto “Cinema, Música e História no Vestibular”, realizada desde 2010, nas dependências da Fundação Cultural do Pará, e consiste na realização de aulas de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) cuja finalidade maior é a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.

* Colaboração - Victor Barra (estagiário) Fundação Cultural do Pará

Por Nathalia Petta