Início » Noticia » Pro Paz Enem 2017 inicia preparação de futuros calouros

Pro Paz Enem 2017 inicia preparação de futuros calouros

domingo, 4 Junho, 2017

No primeiro aulão do Pro Paz Enem 2017, neste domingo (4), no Centur, cerca de 1.500 estudantes externaram a disposição de conquistar vagas no ensino superior aproveitando a programação de aulas do programa do Governo do Estado. A meta é preparar 27 mil alunos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 13 municípios paraenses.

Essa quantidade de alunos é superior aos 23 mil atendidos pelo projeto em 2015 e 2016. O Pro Paz Enem 2017 é coordenado pela Fundação  Pro Paz e tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Entre os estudantes que chegaram cedo ao prédio-sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), local da primeira sequência de aulas, esteve o mestre de obras José Henrique do Livramento Amorim, 52 anos, morador do bairro do Coqueiro, no município de Ananindeua. Ele fará o Enem pela primeira vez, e não titubeou em se inscrever no site da Fundação Pro Paz (propaz.pa.gov.br) para participar dos aulões do Pro Paz Enem 2017.

“Eu trabalho em obra, estudo à tarde e de madrugada. Estou aqui para intensificar os meus estudos para o Enem. Eu quero me formar como engenheiro civil. Estudar junto com a juventude é um estímulo, porque a gente tem sempre que aprender”, afirmou José Henrique. Ele foi saudado pelo coordenador pedagógico do Pro Paz Enem 2017, professor Maurício Dantas, e aplaudido pelos demais estudantes no auditório Ismael Nery. Foram disponibilizados três ambientes para o aulão do programa no Centur.

A estudante Tchelllen Guimarães, 20 anos, pretende cursar Medicina. “Esse aulão dá um gás para os estudantes que se preparam, estudam para as provas. Espero aproveitar todas as aulas”, declarou. Candidata ao curso de Enfermagem, Elielma Pantoja,18 anos, foi para o primeiro aulão com o material didático do programa todo impresso. O material pode ser baixado no site da Fundação Pro Paz, onde está disponível a programação de aulões.

Estruturação - O fato de o Pro Paz Enem começar mais cedo este ano foi ressaltado pela secretária de Extraordinária dos Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene. Em 2016, as aulas começaram em agosto, ou seja, no segundo semestre. Em 2017, a preparação com os aulões vai até o mês de outubro. “Começar cedo é muito importante, porque os alunos começam a focar cada vez mais no Enem. A gente aproveita que as provas serão um pouco mais tarde este ano para ganhar mais tempo na preparação. Temos duas salas lotadas, com 1.500 estudantes inscritos e 13 municípios confirmados do Pro Paz Enem e os pedidos não param”, afirmou.

O Pro Paz Enem é aberto a estudantes de escolas públicas e particulares e para quem já concluiu o Ensino Médio e deseja fazer as provas do Enem, agendadas para os dias 5 e 12 de novembro, abrangendo as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciência da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Matemática e suas tecnologias. No Pará, 321.367 candidatos estão inscritos para o Enem.

“Esse é um grande reforço para o Pacto pela Educação. A gente acredita que o jovem, em especial o de baixa renda, após o Ensino Médio ele pode, assim, ingressar na universidade”, completou.

Empenho - A titular da Seduc, Ana Claudia Hage, destacou que o momento é de preparação e desejou que os estudantes aproveitem essa oportunidade de estudo com maturidade e foco. “A maior prova de que essa preparação tem ajudado os nossos alunos é que nós temos uma quota para a escola pública de 50% nos processos seletivos, e nos dois últimos anos, mediante essa parceria com a Fundação Pro Paz, a nossa aprovação de alunos está em 63%”, afirmou.

A Seduc participa do Pro Paz Enem 2017 com a maioria dos professores dos conteúdos e contribui com a logística do programa e com a elaboração do material pedagógico.

Como ressaltou o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, a coordenação do Pro Paz Enem segue determinação do governador Simão Jatene de iniciar as atividades no primeiro semestre, ampliar a quantidade e estudantes atingidos nas regiões do Estado, chegando  a municípios que não eram alcançados pelo programa. “Nós, enquanto servidores públicos, temos o papel de oferecer o que há de melhor para os nossos estudantes com o objetivo de contribuir positivamente para que esses jovens sejam protagonistas de seus sonhos e exemplos de sucesso, de superação", declarou.

Estão programados, até o momento, os aulões do Pro Paz Enem nos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Santarém, Paragominas, Parauapebas, Marabá, Breves, Soure, Abaetetuba, Bragança e Moju. As prefeituras municipais são parceiras do programa.

Por Eduardo Rocha