Início » Noticia » Pro Paz Enem 2017 abre inscrições e oferece aula inaugural em Belém
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz Enem 2017 abre inscrições e oferece aula inaugural em Belém

quarta-feira, 31 Maio, 2017

O Pro Paz Enem está de volta para preparar os estudantes do Pará ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. Nesta terça-feira (30), as inscrições foram abertas no site da Fundação Pro Paz (www.propaz.pa.gov.br) e a aula inaugural já acontece no próximo domingo, 4 de maio, às 8h, no auditório Ismael Nery, no Centur. Dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na tarde desta terça-feira (30), mostram que o exame teve 7.603.290 inscrições para sua edição de 2017, das quais 321.367 são provenientes do Pará.

Como ocorre desde 2015, o Pro Paz Enem atende Região Metropolitana de Belém (RMB) e interior do Pará com os “aulões”. Doze cidades (Belém, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Santarém, Paragominas, Parauapebas, Marabá, Breves, Soure, Abaetetuba e Bragança) devem receber os aulões até outubro, mês que antecede as provas do exame, com a previsão de alcançar mais de 27 mil alunos em todo o Estado. Os alunos também contarão com o apoio material para download, que será disponibilizado no site da Fundação Pro Paz e websérie produzida pelo coletivo de audiovisual paraense Com Farinha, sucesso no YouTube, como forma de incentivar os alunos a se preparar para o exame.

Com a sua terceira edição em 2017, o Pro Paz Enem é uma iniciativa do Governo do Pará, executada por meio da Fundação Pro Paz e a Secretaria Estado de Educação (Seduc), que tem como objetivo preparar estudantes da rede pública estadual de ensino para a prova por aulões sobre os principais temas do conteúdo programático do exame, na capital e em municípios do interior. Mais de 23 mil alunos já participaram das aulas, dos quais aproximadamente 2 mil ingressaram nas universidades Federal do Pará (UFPA) e do Estado do Pará (UEPA), sem mencionar o acesso em entidades particulares de ensino.

Perfil
A maioria dos inscritos confirmados para o Enem 2017 já concluiu o Ensino Médio. Esse grupo de participantes representa 59,3% do total. Os concluintes em 2017 representam 31,9% dos inscritos e aqueles que concluirão o Ensino Médio depois de 2017 são 7,8% do total. Apenas 0,9% não está cursando e não concluiu o Ensino Médio. Em relação a 2016, aumentou o número de participantes concluintes, que passou de 20,4% para 31,9%; e diminuiu o número de participantes que fazem a prova em busca de uma autoavaliação, comumente chamados de treineiros. Eles eram 15,7% do total de participantes de 2016.

As mulheres continuam sendo a maioria: 58,6% das inscrições confirmadas são do sexo feminino. Os participantes do sexo masculino representam 41,4%. Em relação à cor/raça; 46,5% se autodeclararam pardos; 35,9%, brancos e 12,8%, pretos. Indígenas são 0,6% dos participantes confirmados em 2017.

Exame
O Enem terá provas objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com 45 questão cada, além de redação - texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural) de no máximo 30 linhas. 

No dia 5 de novembro serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 12, os candidatos farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os gabaritos e cadernos de questões serão publicados no dia 16 do mesmo mês. De acordo com a plataforma oficial do exame, os resultados individuais têm previsão de serem divulgados em janeiro de 2018. 

SERVIÇO
Data: 04/06/2017 - domingo
Hora: de 8h às 13h
Local: auditório Ismael Nery - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650 - Batista Campos, Belém - PA