Início » Noticia » Jovens do Pro Paz garantem vagas em seletiva sub-17 de time paraense
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Jovens do Pro Paz garantem vagas em seletiva sub-17 de time paraense

Jogar em um grande clube, ganhar fama, ajudar a família, conquistar títulos nacionais e vestir a camisa da Seleção Brasileira de Futebol. Estes são apenas alguns dos sonhos de seis garotos da periferia de Belém que frequentam o programa Pro Paz nos Bairros e que foram escolhidos, esta semana, para participar da seletiva sub-17 do Paysandu Sport Club.

Nesta terça-feira, 14, os adolescentes Marcelo Souza, João Costa, João Lima, Anderson Fonseca, Kalyl do Carmo e Edilson Chaves participaram do primeiro dia de treinos da categoria de base do time paraense, que iniciou no Estádio Leônidas Sodré de Castro (Curuzu) e encerrou no Centro de Treinamento do time, localizado no bairro Águas Lindas, em Ananindeua, onde desenvolveram um trabalho tático.

Os seis estreantes da categoria de base do futebol profissional são de famílias humildes e frequentam desde cedo as atividades de arte, esporte, cultura e lazer, ofertadas pela Fundação Pro Paz em polos localizados no município de Marituba e em bairros da capital paraense como Sacramenta, Terra Firme, Guamá e Mangueirão. “A gente fica emocionado, pois quem pensa que é fácil chegar a um clube profissional está enganado. E é por isso que a gente não pode deixar de agradecer todos os dias ao Pro Paz por ter nos ajudado a chegar aqui”, declarou o adolescente João Lima, 16, que teve seu talento desenvolvido no polo do Mangueirão.

Para o estudante Marcelo Souza, 16, também do polo Mangueirão, a possibilidade de participar da seletiva deste ano já representa muito para ele e sua família. “Lá em casa estão todos muito felizes, pois jogar profissionalmente em um grande time também significa dar um novo rumo às nossas vidas. Para alguns o futebol é brincadeira, um passatempo, mas para outros é um sonho que surge ainda na infância, seja na escola, no campinho do bairro ou nas quadras do Pro Paz, quando um treinador trabalha nosso potencial e mostra onde podemos chegar”, contou o jogador.

Já para Edilson Chaves, 16, o processo de escolha para o clube está apenas começando, mas ele já sente a alegria de ser orientado por profissionais como os do Paysandu, que já tiveram oportunidade de treinar grandes craques paraenses. “Já participei de duas seletivas aqui no clube e outra na Tuna. O importante é não desistir, pois nossos sonhos não são pequenos e nossa vontade de jogar profissionalmente é imensa”, explicou o jovem que frequenta o polo do Pro Paz nos Bairros localizado na Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Para nós, da diretoria do clube, é muito importante ter os garotos do Pro Paz aqui, pois acreditamos na criação de oportunidades e vemos o esporte como extensão da educação do ser humano, um sentimento também pregado no cotidiano dos projetos desenvolvidos pela Fundação Pro Paz, que ajudam a formar cidadãos”, disse Ivan Corrêa, diretor de futebol de base do Paysandu, sobre a chegada dos seis jovens ao time.

Já para Jean Ferreira, treinador do sub-17, o clube reconhece a importância do Pro Paz na vida dos adolescentes por meio do esporte. “Sabemos que este pode ser um ponto fundamental para que eles possam projetar seus sonhos para o futuro e se tornar grandes atletas”, declarou o técnico. “Inicialmente, eles serão inseridos nas atividades do clube e terão seus talentos observados para que futuramente possam ser aproveitados para o nosso time sub-17, uma equipe de alto nível que disputará campeonatos nacionais. Torcemos para que daqui surja um novo craque do futebol paraense”, reiterou Jean.

Como reconhecimento internacional, o programa Pro Paz nos Bairros ganhou destaque no 13º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, realizado entre os dias 12 e 19 de abril de 2015 em Doha, capital do Catar, quando políticos e especialistas do mundo todo se uniram à Organização das Nações Unidas (ONU) e organizações intergovernamentais e não governamentais para traçar um novo curso para a prevenção de crimes e o fortalecimento do Estado de Direito em apoio ao desenvolvimento sustentável.

Por Nil Muniz