Início » Noticia » Fundação ParáPaz promove lazer e diversão para crianças e adolescentes em parque

quinta-feira, 20 Outubro, 2022

Pela segunda vez a parceria entre a Fundação ParáPaz e um parque infantil, localizado no Shopping Bosque Grão-Pará, em Belém, proporcionou momentos de distração e de alegria para cerca de 100 crianças, contempladas gratuitamente com o ingresso. A iniciativa foi em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro.

Segundo Luciene Moura, coordenadora da Unidade Integrada ParáPaz Deaca Santa Casa, referência no atendimento às crianças e adolescentes, vítimas de violência sexual em todo o Estado, o objetivo é promover o bem-estar das crianças e suas famílias, já que elas, semanalmente, realizam tratamento psicológico devido ao trauma.

“A gente observa que quando elas voltam às sessões de psicologia, estão mais soltas, mais alegres, renovadas e mais confiantes. Aqui, no parque, a gente enxerga um semblante diferente do que costumamos ver na unidade, é outro ambiente, lá elas ficam com um olhar entristecido”, comentou.

Todas as crianças em tratamento na unidade ParáPaz Santa Casa foram convidadas, porém, devido à disponibilidade dos responsáveis, que precisariam acompanhá-las, algumas deixaram de participar. Outras crianças, também em tratamento, da Unidade Integrada ParáPaz Polícia Científica e filhos de usuárias da Unidade ParáPaz Mulher de Ananindeua, também foram convidadas.

Cada criança recebeu um cartão com o passaporte ilimitado para utilizar o parque por 2 horas. Parte da equipe da unidade ParáPaz acompanhou de perto o passeio. A psicóloga Juliana Matos ressaltou sobre a importância da iniciativa para a relação entre ela e os pacientes.

“A gente aproveita esse momento para criar um vínculo com as crianças. Não fazemos nenhum tipo de intervenção, mas acaba se aproximando de uma maneira mais natural, brincando, fazendo com que a criança se sinta segura e aí sim, durante a sessão, conseguir falar sobre o que aconteceu. Tem criança que demora muito para falar porque é um assunto pesado, delicado e aqui acaba sendo uma forma de interagir com os pacientes e suas famílias”, disse.

A dona de casa J. C. S. C., mãe de dois filhos, sendo a menor, de 7 anos, em tratamento psicológico na unidade, avaliou positivamente a oportunidade, apesar de precisar lidar com o trauma que a violência causou à família. “Tudo isso é muito novo para mim, ainda estou assustada, mas vir aqui com meus filhos me trouxe felicidade em vê-los se divertindo. Eu não tenho condições de proporcionar esse entretenimento então para gente foi muito especial”, agradeceu.

Por Nathalia Mota (ParáPaz)