Início » Noticia » Estudantes do Pro Paz visitam exposição de Luiz Braga e conhecem o Museu do Estado
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Estudantes do Pro Paz visitam exposição de Luiz Braga e conhecem o Museu do Estado

Na última semana, alunos dos polos do Pro Paz nos Bairros tiveram a oportunidade de conhecer a exposição “Retumbante Natureza Humanizada” do fotografo Luiz Braga no Museu do Estado do Pará (MEP). A exposição conta com mais de 100 fotografias inéditas selecionadas de seu arquivo, realizadas entre 1976 e 2014, e que mostram a realidade paraense a partir de retratos do homem da Amazônia.

Por meio de imagens, Luiz Braga mostra instantes de cenas cotidianas que foram eternizadas pelas lentes do fotógrafo. O artista paraense é mundialmente conhecido e ganhou muitos prêmios no Brasil e em outros países. A exposição é quase inteiramente composta de fotografias inéditas. A exposição já foi montada em 2014, no Sesc Pinheiros, e recebeu o prêmio de melhor exposição de fotografia daquele ano pela APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte.

O artista Luiz Braga destaca que a sua missão sempre foi a de levar a arte para o maior número de pessoas, destacando-se crianças e adolescentes e que a parceria com a Fundação Pro Paz veio justamente para cumprir este papel. “Minha maior missão é aproximar a comunidade do meu trabalho para que elas recebam arte, cultura e informação. Não tem pagamento melhor para mim do que ver estas crianças e adolescentes, que moram em áreas vulneráveis, conhecendo um espaço como o museu, conhecendo meu trabalho e vivenciando a arte”, declarou.

Bruna Nascimento de 13 anos, conta que esta foi a primeira vez que ela visitou um museu. “Eu fiquei muito feliz não só de ver a exposição como de conhecer um lugar tão bonito como esse. Quero trazer minha família para conhecer também”, disse.

Para a Marcia Pontes, coordenadora de educação do Sistema Integrado de  Museus, a visita proporciona muito mais do que o conhecimento da exposição e sim da cultura do Estado. “Esta visita proporciona além da uma oportunidade de conhecer o trabalho de um grande artista como o Luiz Braga de também conhecer o Museu do Estado do Pará, um local histórico paraense. Para estas crianças e adolescentes, que vivem em situação de risco, conhecer sua cultura, ter acesso a sua historia lhes dá uma noção de pertencimento do seu patrimônio. Esperamos que isto crie neles a curiosidade de conhecer mais locais como o museu”, afirmou.

“Nunca tinha vindo para uma exposição como essa. Fiquei muito impressionado com o fotografo, com tantas fotos reais e bonitas. A partir de agora quero conhecer outras exposições e outros artistas. Espero que o Pro Paz continue trazendo a gente para atividades assim”, afirmou Pablo Henrique de 15 anos.

A mostra é uma realização do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e se estendeu até o último domingo, 20, com palestras, jantar, um passeio pela Cidade Velha, leitura de portfolio, exibição de filmes e lançamento de catálogo.

Por Mayara Albuquerque