Início » Noticia » Balcão da Juventude do Pro Paz integra comunidade escolar
  • Decrease

Current Size: 100%

Balcão da Juventude do Pro Paz integra comunidade escolar

Uma parceria entre a Fundação Pro Paz e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Justo Chermont possibilitou que, nesta segunda-feira, 24, dezesseis alunos fossem encaminhados ao Balcão da Juventude, que funciona na Estação Cidadania do Shopping Bosque Grão Pará. Os adolescentes foram atendidos com o serviço de emissão do Registro Geral (RG), que servirá para viajarem às disputas da edição 2017 dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), promovido no Pará pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O estudante Devyson Bagundes (13), que mora no bairro da Pedreira e é jogador de Futsal, foi um dos primeiros do grupo a receber atendimento e se alegrou em saber que receberia sua primeira identidade na mesma hora. “O local é muito organizado e a equipe do Pro Paz foi muito atenciosa. Fomos atendidos rapidamente e é legal levar meu documento na hora pra casa”, declarou. O pai do menino, Marcos Bagundes (37), se disse surpreso com a estrutura do local. “Já tinha ouvido falar, mas o atendimento rápido e humanizado nos surpreendeu”, disse.

Para o garoto Vitor Braga (11), a identidade vem em boa hora. “Eu sempre quis ter meu documento, pois é importante pra todas as áreas da nossa vida, inclusive viajar, pois ainda somos adolescentes”, explicou o estudante que também mora no bairro da Pedreira e integra a equipe de Futsal da escola. A avó de Vitor, Laudinete Cardoso (50), o acompanhou na Estação e elogiou a iniciativa. “A gente percebe que as pessoas são muito organizadas, ágeis e trabalham com alegria. O Governo do Pará está de parabéns”, observou a aposentada.

"Facilitar o acesso aos serviços públicos à juventude é um dos objetivos principais do Balcão e demonstra a disposição do Governo do Pará em atender as demandas apresentadas por esses jovens durante as Conferências de Juventude", observou Raimundo Rodrigues, coordenador do programa Pro Paz Juventude, da Fundação Pro Paz.

Entre dezembro de 2016 a abril deste ano o Balcão da Juventude já atendeu cerca de 400 jovens entre 15 a 29 anos da Região Metropolitana de Belém (RMB). Eles são dos bairros Batista Campos, Cabanagem, Campina, Canudos, Cidade Velha, Jurunas, Cremação, Fátima, Guamá, Curió Utinga, Águas Lindas, Jaderlândia, Paar, Icuí Guajará, Aurá, Julia Sefer, CDP, Telégrafo e Sacramenta, assim como os distritos de Mosqueiro e Icoaraci. Os serviços mais procurados são Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Registro Geral (RG) e Informações sobre qualificação profissional e o programa IDJOVEM.

O coordenador da Estação, Washington Correa, afirma que a presença da Fundação Pro Paz no espaço garante celeridade em muitos processos que tem sua base na informação. “Os funcionários realizam um trabalho exemplar à população, que já vê no Pro Paz uma entidade que historicamente dedica um trabalho fundamental na promoção da cidadania”, pontuou Correa, que também afirmou realizarem uma média de 800 a 900 atendimentos por dia, incluindo todos os órgãos envolvidos.

A Estação Cidadania, coordenada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e garantida por meio de parceria com o Grupo Jereissati, foi inaugurada em dezembro do ano passado e veio ampliar o atendimento prestado por outros quatro espaços do mesmo tipo já implantados no Estado: Guamá e Jurunas, na capital, e Marabá e Santarém, no interior, que juntos já atenderam milhões de usuários.

Além do Balcão da Juventude, coordenado pela Fundação pro Paz, o espaço oferta emissão de documentos e serviços da Defensoria Pública, do Banco do Estado do Pará (Banpará), Polícia Civil, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/Procon), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA).

Serviço: A nova Estação Cidadania funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, no Shopping Bosque Grão-Pará, que fica na Avenida Centenário, bairro de Val de Cans, em Belém.

Por Nil Muniz