Início » Noticia » Alunos do Pro Paz iniciam ano letivo no Colégio Militar de Belém

Alunos do Pro Paz iniciam ano letivo no Colégio Militar de Belém

A manhã desta sexta-feira (10) foi de comemoração e emoção aos pequenos Yasmim, João Paulo, Kauã, Michel e Edinelma, alunos do Pro Paz nos Bairros selecionados no início deste ano para ingressar no Colégio Militar de Belém. Eles participaram da cerimônia de entrega de boinas, que simboliza a entrada dos estudantes na instituição e o início do ano letivo.

Para João Paulo, 11 anos, aluno do Pro Paz nos Bairros no polo UFPA há cinco anos, este foi o início da realização de um sonho para ele e a família. “Eu e meus colegas estamos colhendo os frutos de muita dedicação aos estudos e a tudo o que o Pro Paz nos ensinou desde o primeiro dia. O Colégio Militar vai nos tornar grandes cidadãos, e vamos, quem sabe um dia, contribuir com a fundação”, disse o estudante.

As bolsas de estudo foram cedidas pela instituição à Fundação Pro Paz, que fez processo interno para avaliar o histórico escolar e o comportamento dos jovens nos polos. Os cinco selecionados receberão o apoio da fundação para custear as despesas decorrentes do ingresso no colégio.

“Fiquei muito feliz por receber minha boina e meu uniforme. Graças ao Pro Paz, nossos professores e toda equipe da fundação vamos iniciar os estudos num grande colégio. Espero que outros amigos dos polos possam se juntar a nós no futuro”, frisou Yasmim Mesquita, 11 anos, aluna do Pro Paz nos Bairros Mangueirão há dois anos.

Para a dona de casa Lidiane Batista, 33, que mora em Marituba, região metropolitana de Belém, a entrada do filho Michel Santos, 11, representa novos horizontes para a vida do menino e de toda a família, pois os colégios militares são reconhecidos pelo ensino de excelência. “Espero que ela tenha um bom desempenho e se torne um grande homem. O Michel estudou no polo do Iesp (Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará), foi muito bem acolhido e hoje dá mais um passo importante na vida”, explicou.

Qualidade – O presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, contou que os princípios vivenciados pelos alunos no Colégio Militar se unem com os ensinamentos de cultura de paz repassados nos polos do Pro Paz nos Bairros. “A Fundação Pro Paz trabalha de forma integrada, estendendo os serviços do Estado para os alunos e suas famílias, gerando assim novas oportunidades e mudanças de vida. A união de esforços entre a fundação e o Colégio Militar formará cidadãos mais críticos e valorosos para a sociedade”, afirmou.

O diretor de Ensino do colégio, coronel Celso Kersul, explicou que só foi possível instalar a instituição em Belém a partir de parceria entre o Exército Brasileiro e o Governo do Pará. “Este local representa um sonho da sociedade belenense e da família militar. O Sistema Colégio Militar do Brasil tem alta qualidade, que será repassada aos alunos. Espero que os jovens do Pro Paz aproveitem muito a oportunidade e que, em alguns anos, possam fazer parte das melhores universidades do mundo”, afirmou.

O Colégio Militar de Belém é o 13º estabelecimento de ensino do sistema, que atende a 15 mil jovens em todo o país. Inaugurado no ano passado, onde funcionava a Escola de Governo do Estado, é resultado de parceria entre o Exército Brasileiro, Governo do Pará, Prefeitura de Belém e parlamentares paraenses. A partir deste ano está previsto um crescimento gradativo do número de alunos. Na plenitude, o colégio oferecerá vagas do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, com cerca de mil discentes.

Por Nil Muniz