Início » Noticia » Theatro da Paz recebe espetáculo criado por alunos do Pro Paz nos Bairros
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Theatro da Paz recebe espetáculo criado por alunos do Pro Paz nos Bairros

Nesta quarta-feira, 30, cerca de 60 alunos dos polos Pro Paz nos Bairros, que atende crianças e adolescentes em situação de risco social, participaram de quatro apresentações cênicas na abertura do projeto “12 horas de Teatro no Ar”, que reúne companhias teatrais de todo o estado no Theatro da Paz. A abertura da programação ficou sob responsabilidades dos alunos do Pro Paz dos Polos da Universidade Federal Rural do Pará (UFRA), Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (IESP), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Mangueirão.

O primeiro grupo a se apresentar, formado por alunos do Pro Paz UFRA, levou para o palco o espetáculo “Um pequeno sonhador e um grande poeta”, uma homenagem à Vinicius de Moraes. Seis casais apresentaram danças dos mais variados estilos musicais, numa performance com duração de vinte minutos, em que destacaram a importância da leitura para a formação cultural dos jovens. Em seguida foi a vez dos alunos do Pro Paz IESP mostrarem ao público que foi prestigiar a abertura do evento, entre os quais muitos familiares, o espetáculo “Licença Poética”. Toda a montagem foi elaborada pelos próprios adolescentes.

Foi a primeira vez que a maioria deles pisou no palco do Theatro da Paz e o nervosismo era evidente entre o grupo. É o caso de Ana Carolina, 15 anos, aluna do Pro Paz IESP há mais de três anos e que se fazia sua estreia diante de um grande público. “Eu confesso que fiquei um pouco nervosa porque é a primeira vez que me apresento aqui. Trabalhamos muito para conseguir estar no Theatro da Paz. A nossa apresentação foi resultado de um esforço em equipe, mas acho que deu tudo certo”, declarou.

A programação do Pro Paz nos Bairros contou também com apresentação de 15 alunos do Polo da UFPA, que encenaram o espetáculo “Sonho de Alice”. Foram quase vinte dias de preparação até o grande momento, num processo que contou com a colaboração dos professores de dança Ney Batista, Ismael Rodrigues e Diego Jackson. A força de vontade dos alunos garantiu muitos aplausos da plateia. A coordenadora do Pro Paz UFPA, Tilene Santos, destacou o esforço coletivo dos jovens atendidos pelo projeto, o que reflete o sucesso do trabalho desenvolvido dentro dos polos. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado das apresentações, isso mostra que eles são capazes de trabalhar em equipe e com extrema dedicação”, afirmou.

O projeto “12 Horas de Teatro no Ar” encerrou com a apresentação dos alunos do Polo Mangueirão, que trouxeram um espetáculo sobre a lenda da cobra grande. Uma das pessoas que acompanhou atentamente a apresentação foi Regina Guimarães de Souza, avó de uma das integrantes do espetáculo, que não conseguiu esconder o orgulho que sentia da neta. “Eu achei a apresentação maravilhosa, é uma emoção muito grande ver ela se apresentar nesse palco. Quando era mais jovem, acompanhei muitas apresentações aqui e, agora, ver a minha neta nesse mesmo palco é muito emocionante”, disse.

Segundo a coordenadora do Pro Paz Mangueirão, Ana Cristina, o sucesso da apresentação é a maior recompensa que os profissionais que atuam no polo podem ter. “Quando vemos as nossas crianças se apresentando pela primeira vez aqui, percebemos que estamos no caminho certo e que eles são os maiores beneficiados com tudo isso. Todos ficaram bastante empolgados com essa apresentação, que demandou cerca de um mês de preparação, desde ensaios até a confecção de roupas pelos próprios alunos”, pontuou.

O projeto “Teatro 12 Horas no Ar” é organizado pela Federação Estadual de Teatro (Faces), que promove eventos teatrais com o objetivo de potencializar as artes cênicas no estado, reunindo grupos e companhias de diversos municípios paraenses e permitindo que eles divulguem seus trabalhos e troquem experiências. Em 2013, foram 12 espetáculos selecionados para a apresentação, sendo 11 de companhias filiadas à Faces e mais o espetáculo promovido pelo Pro Paz. A programação que começou às 13 horas seguiu até a uma hora desta quinta-feira, 31, com entrada gratuita para o público.

O Pro Paz nos Bairros foi criado com o objetivo garantir a redução dos índices de violência e disseminar a cultura de paz, por meio de um trabalho de prevenção que atende crianças e adolescentes residentes em áreas de risco. O projeto garante inclusão, interação e integração, baseado em um trabalho que desenvolve temas como valores, respeito, disciplina, afeto, amor e diálogo, e onde o principal objetivo é reestruturar o padrão de comportamento, fortalecer o vínculo de família e reduzir os índices de violência juvenil. 

Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz