Início » Noticia » Segup divulga balanço da violência contra mulheres no Pará
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Segup divulga balanço da violência contra mulheres no Pará

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou, na manhã desta sexta-feira, 8, na sede da instituição, em Belém, os números relativos aos crimes contra a mulher. O balanço apresentado refere-se às ocorrências policiais registradas na Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), da Polícia Civil, nos municípios da Região Metropolitana de Belém, nos anos de 2011 e 2012.

A apresentação foi feita pelo diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Roberto Sena. A entidade firmou um convênio de cooperação técnica com o Governo do Estado, que visa qualificar as estatísticas policiais registradas no Estado do Pará, por meio do Sistema de Informações de Segurança Pública (Sisp). Todos os crimes são referentes à Lei “Maria da Penha”, e incluem ameaça, agressão, lesão corporal, cárcere privado e vias de fato.

Segundo Roberto Sena, “o balanço dos crimes contra a mulher reflete o grande esforço da área do Segurança Pública, do Governo do Estado, relativo às ações preventivas, campanhas educativas e de conscientização e às políticas públicas de discussão e proteção à mulher”. Segundo ele, os números ainda são altos, mas as mulheres vítimas de violência continuam denunciando os casos à polícia. Em 2011 foram 6.319 as ocorrências registradas nas delegacias especializadas de Atendimento à Mulher na Região Metropolitana. Em 2012, foram 6.207 registros.

O diretor do Dieese destacou, ainda, o crescimento considerável de mulheres que foram admitidas no mercado de trabalho (mais de 100 mil, no ano de 2012). “Esse dado é muito importante porque reflete diretamente a diminuição da dependência econômica feminina no Pará”. Outro dado que aponta a eficácia dos dispositivos legais que protegem as mulheres foi o aumento no número de prisões: 238 em 2011, contra 275 em 2012.

Combate à exploração e à violência

Durante a coletiva à imprensa, o Programa Pro Paz e a empresa Telefônica Vivo firmaram um termo de parceria para a campanha de combate à exploração e à violência contra a mulher. O acordo consiste no envio de SMS, com o objetivo de divulgar informações de utilidade pública e estimular a população do Pará a denunciar qualquer tipo de violência. A iniciativa faz parte do Projeto SMS Social, da Telefônica Vivo, que apoia pela terceira vez as iniciativas do Pro Paz. O acordo foi assinado pela coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, e pelo gerente Regional Norte da Vivo, Vinícius Galo.

Segundo o termo de parceria, serão enviados 200 mil SMS para todo o Estado com a seguinte frase: “Vivo e Pro Paz defendem que uma vida sem violência é um direito das mulheres. Não cale e denuncie. Disque 100”. “Utilizamos nossos meios, cobertura e abrangência no mercado para conscientizar a população. Neste dia, que simboliza a luta das mulheres por direitos iguais, queremos sensibilizar sobre a importância de denunciar”, disse Vinícius Galo. O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, ressaltou que “a parceria é importante porque aumenta a possibilidade de as mulheres paraenses terem acesso aos serviços públicos”.

O evento contou ainda com a presença da delegada adjunta da Polícia Civil, Christiane Lobato, e da delegada titular da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, Alessandra Jorge.

Arquivo em Anexo

Balanço da violência contra as mulheres no Pará 2011-2012

Texto:
Lene Alves - SEGUP
Fone: (91) 3184-2513 / (91) 8883-5810
Email: segup.pa@gmail.com / lenealves13@gmail.com