Início » Noticia » Pro Paz e Prefeitura de Ananindeua levam mutirão ao bairro 40 Horas
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz e Prefeitura de Ananindeua levam mutirão ao bairro 40 Horas

Marlene Aires Brito (esquerda) aproveitou o mutirão para levar a sua avó, Maria Aires. de 103 anos, para retirar a segunda via da certidão de nascimento e da carteira de identidade.

Moradores dos bairros 40 horas, Icuí e Cidade Nova, em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, tiveram acesso a diversos serviços oferecidos pelo mutirão de cidadania, promovido pelo Programa Pro Paz Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Ananindeua e de vários órgãos do governo do Estado.

A programação, realizada no sábado (8), na Sede Campestre dos Hoteleiros, no bairro 40 horas, ofereceu à população corte de cabelo, emissão de documentos e assessoria jurídica.

Foram emitidas Certidões de Nascimento, Carteiras de Trabalho e Carteiras de Identidade. Aos 103 anos, Maria Aires, nascida na Vila de Santana do Capim, no município de Aurora do Pará (nordeste do Estado), perdeu os documentos quando se mudou para Ananindeua.

No mutirão, ela teve acesso à 2ª via da Certidão de Nascimento e à Carteira de Identidade. “Os funcionários pegaram todos os meus dados, agora é só aguardar os meus novos documentos, que são importantes para que eu consiga ter acesso a todos os meus direitos”, disse Maria Aires.

A neta de Maria, Marlene Aires Brito, disse que procurava há bastante tempo uma oportunidade de levá-la para retirar a documentação, e o mutirão do Pro Paz acabou garantindo a oportunidade de regularizar a documentação da avó. “Os locais para tirar documentos por aqui são muito longe, e é difícil levar ela até esses lugares, por causa da cadeira de rodas. Hoje está sendo um dia maravilhoso não só para ela”, afirmou Marlene.

Integração - Para a integrante do Pro Paz, Kátia Scalzo, ações integradas garantem um atendimento melhor a um número maior de pessoas. “Ações estratégicas como está são a garantia de um bom atendimento. Muitas pessoas procuraram por nossos serviços no 40 Horas, incluindo adultos, idosos e jovens”, informou.

Para o morador do bairro do Icuí, Raimundo Sena, o mutirão facilita para quem trabalha durante a semana e não tem tempo para retirar os documentos. “Eu trabalho o dia todo perto da minha casa. Para retirar os documentos é preciso ir ao centro da cidade ou a Belém. Quando vem uma ação como esta, temos mais é que aproveitar”, ressaltou.

O mutirão de cidadania foi uma iniciativa do Pro Paz e da Prefeitura de Ananindeua, com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretária de Estado de Assistência Social (Seas), Defensoria Pública, Instituto de Artes do Pará (IAP), Polícia Civil e Instituto Embelleze. 

Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz