Início » Noticia » Espetáculo de dança “Caminhos” apresenta as diferentes experiências de vida dos alunos do Pro Paz
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Espetáculo de dança “Caminhos” apresenta as diferentes experiências de vida dos alunos do Pro Paz

Fotos: Carlos Sodré/ Ag. Pará

A noite desta quarta-feira, 3, foi mais do que especial para vinte jovens que participam das atividades do polo Pro Paz UFPA. Reunidos no espetáculo intitulado “Caminhos”, eles mostraram ao público suas diferentes visões de mundo e experiências de vida em performances de dança contemporânea. A programação, realizada no anfiteatro do Instituto de Artes do Pará (IAP), incluiu uma mostra fotográfica que retrata cenas do laboratório feito para a criação do espetáculo.

Clique e veja fotos do espetáculo "Caminhos" realizado pelos alunos do Pro Paz UFPA

A apresentação foi dividida em sete atos que relatam as experiências vividas pelos jovens, entre 13 e 19 anos, e mostram a mudança pelas quais eles passaram ao longo dos anos. O professor de Dança e coordenador do espetáculo, Diego Jaques, desenvolve há cerca de dois anos um trabalho de transformação de relatos dos jovens atendidos pelo Pro Paz nos Bairros em movimentos de dança, além de ser o responsável pelas fotografias exibidas durante a mostra no IAP, registros feitos com o próprio celular. “Toda a trajetória deles no projeto é registrada em fotos, mas ao me deparar com os relatos dos alunos, todos muito ricos e contundentes, decidi produzir esse espetáculo”, disse.

Para Diego Jaques, o mais importante desse trabalho é justamente o processo como ele se deu. "Tenho aqui jovens que ao entrar no Pro Paz viviam uma história totalmente diferente da que têm hoje. Por isso o nome da apresentação é 'Caminhos', são histórias de pessoas que vivem em um contexto parecido, mas que escolheram o caminho da arte para mudar a sua realidade”, declarou.

Entre as alunas está Aline Suelen da Costa, de 13 anos, que não conseguia esconder a felicidade pela tão aguardada estréia. “Eu estou achando tudo incrível. Treinamos por muito tempo para que tudo desse certo. Todo mundo aqui ama dançar, por isso não nos importamos em ensaiar todo dia, por horas, porque a gente sabe que isso vai ser importante para o nosso futuro”, afirma.

Para Aldair Maciel, bailarino, a apresentação é uma oportunidade de exibir para o público tudo o que foi ensinado durante o primeiro semestre de 2014, além de fortalecer ainda mais a união entre os alunos e professores do projeto. “O Pro Paz é uma segunda família não só pra mim como para todos que estão aqui. A ansiedade é muito grande, mas estamos preparados para mostrar ao público o que nós sabemos fazer. Queremos que todos possam prestigiar a nossa apresentação”, pontuou.

Segundo o coordenador geral do Pro Paz, Simão Bastos, a apresentação do espetáculo “Caminhos” é um resultado positivo do trabalho realizado pelo Pro Paz, na garantia de cidadania a jovens e crianças. “A melhor expressão para esse momento é felicidade. É o que conseguimos sentir com esses jovens, que conseguem estabelecer a verdadeira cidadania e desenvolvimento social construindo um resultado fantástico", observou.

Segundo o presidente do IAP, Fábio Souza, o espetáculo é fruto dos avanços conquistados pelos alunos e por toda a equipe técnica, o que mostra o comprometimento das atividades desenvolvidas pelo Pro Paz nos Bairros, que também é gerenciado pelo IAP. “O mais importante é que a culminância dos trabalhos mostra que estamos no rumo certo. O resultado é uma exposição rica e uma performance de uma sensibilidade extrema. Isso reflete o crescimento físico, intelectual e moral desses jovens”, fala.

A mostra fotográfica com os ensaios realizados para o espetáculo “Caminhos” seguem em exposição no Instituto de Artes do Pará (IAP), até o próximo sábado, 6, no horário de 08h as 17h, com entrada gratuita. O IAP fica na Praça Justo Chermont, 236, bairro de Nazaré, ao lado da Basílica Santuário. 

Texto:
Tiago Furtado