Início » Noticia » Caravana Pro Paz Cidadania inicia atendimento em Redenção
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Pro Paz Cidadania inicia atendimento em Redenção

A dona de casa Marizete Barbosa, 39 anos, tirou a segunda via da carteira de identidade para ela e para o filho, que é portador de necessidades especiais.

(Agência Pará de Notícias)

A dona de casa Marizete Barbosa, 39 anos, tirou nesta quinta-feira (27) a segunda via da carteira de identidade do filho especial, Romilson Barbosa, 18. “Ele precisa do documento para ter acesso aos serviços que recebe. Eu vinha tentando em outro local desde terça passada, mas sem sucesso”, contou ela, que acompanhava o filho enquanto ele imprimia as digitais no novo documento, durante o primeiro dia da Caravana Pro Paz Cidadania em Redenção, no sul do Pará.

Além de Romilson, a própria dona de casa aproveitou para tirar a segunda via da identidade e também levou o outro filho, Romason, 16, até a Escola Municipal Carlos Ribeiro, onde estão concentrados os serviços de emissão de documentos e atendimento jurídico, para tirar a primeira via. “Fiquei feliz e aliviada por ter conseguido. Ia novamente tentar pegar uma senha quando me falaram que estavam tirando aqui na escola. Vim para cá sem muita expectativa e conseguimos logo que chegamos”, contou.

Com mais de 75 mil habitantes, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Redenção é o segundo município com maior contingente populacional que recebe esta etapa da caravana – o maior é São Felix do Xingu, com 90 mil habitantes. Com 31 anos de emancipação, o município tem na pecuária e na agricultura os pilares atuais da economia, que tem ajudado a fortalecer o comércio local.

Segundo o prefeito Vanderlei Coimbra, Redenção ainda apresenta um grande número de pessoas sem documentação. Para ele, a presença da Caravana Pro Paz será fundamental para ajudar o município a reverter essa situação. “Está nos ajudando muito porque são centenas de pessoas que estão sendo atendidas, que careciam muito desse atendimento. Todo gestor ficaria feliz, como estou. No momento em que o Pro Paz vem com uma ação como esta também acaba estimulando as pessoas a buscar se regularizar”, afirma.

Prevendo esta demanda, o coordenador da caravana, Anderson de Deus, explica que ação, desta vez, será em três dias – até aqui a ação vinha ocorrendo em um ou dois dias. “Essa necessidade foi observada no levantamento que fazemos sempre antes de iniciarmos a caravana. Por ser um município que concentra demandas de outras cidades da região, estamos fazendo uma ação maior aqui. No caso da identidade, por exemplo, Redenção recebe a demanda de Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia”, observou.

Somente nesta quinta-feira foram feitos 1.409 atendimentos em Redenção, entre os quais 446 emissões de carteiras de identidade; 140 carteiras de trabalho; 319 CPFs; 81 certidões de nascimento; 386 fotografias e 37 procedimentos jurídicos. A expectativa da coordenação é aumentar ainda mais esses números até sábado (29), último dia de ação no município. 

Texto:
Amanda Engelke - Secom