Início » Noticia » Caravana Pro Paz Cidadania atende mais de 600 pessoas em Bannach
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Pro Paz Cidadania atende mais de 600 pessoas em Bannach

Mais de 160 carteiras de identidade, 62 carteiras de trabalho e 172 CPFs foram emitidos pela caravana em Bannach, que tem cerca de quatro mil habitantes.

(AGência Pará de Notícias)

Mais de 600 atendimentos, entre emissão de documentos e orientações jurídicas, foram feitos pela Caravana Pro Paz Cidadania nesta terça-feira (2) em Bannach, no sudeste paraense. Segundo balanço divulgado pela coordenação, foram emitidos 166 carteiras de identidade, 62 carteiras de trabalho e 172 CPFs. Também foram tiradas 182 fotografias e encaminhadas 20 certidões de nascimento, além de 39 atendimentos jurídicos feitos.

Um dos beneficiados com os serviços foi o índio Yamyti Kayapó, 58 anos. Ele chegou à Escola Isabel Furtado Bannach, onde a ação ficou concentrada nesta terça, acompanhado da esposa, Tõtõk Kayapó, 51, para tirar as primeiras vias da carteira de trabalho e do CPF. Apesar da dificuldade de comunicação – o indígena domina apenas algumas palavras em português –, Yamyti contou que da Aldeia Kriny, onde ele mora, até o local da ação foi preciso gastar mais de uma hora de carro. “Vim porque sei que esses documentos são importantes”, afirmou.

O lavrador Rosiel Reis, 46, foi até a escola de moto, com o dono da fazenda onde trabalha, que fica a cerca de 15 quilômetros da sede o município. Rosiel contou que procurou a ação para tirar a segunda via da carteira de identidade e também renovar a carteira de trabalho, que já estava toda preenchida. “Foi a primeira oportunidade que tive para trocar esses documentos. Não só para mim, mas para todo mundo daqui, essa caravana foi boa”, disse.

A três meses de completar 20 anos de emancipação política, Bannach tem quatro mil habitantes, dos quais 70% estão na zona rural. Segundo o prefeito da cidade, Valber Milhomem, o município é caracterizado pelo forte potencial pecuário e agrícola e atualmente vive a expectativa de retomar os projetos de mineração. “Aqui é uma região antiga de garimpo. Hoje em dia, alguns projetos estão voltando, mas de forma diferenciada. Tenho certeza que brevemente vamos conseguir alavancar a economia também com o minério”, disse.

O prefeito destacou a importância da Caravana Pro Paz para Bannach. “Por todas as cidades que a caravana tem passado, centenas de pessoas têm sido atendidas, e aqui não está sendo diferente. A caravana já está contribuindo, e muito, para documentar a população de Bannach, já que temos muitas pessoas, tanto na cidade quanto na zona rural, que ainda estavam precisando tirar algum tipo de documento”, afirmou.

Valber Milhomem também ressaltou a importância da caravana para os demais municípios do sul e sudeste do Pará, que recebem a ação. “É um programa extremamente importante para nós, uma vez que Belém fica há cerca de mil quilômetros da nossa região. Isso mostra o governo vindo para cá”, concluiu. Bannach foi o sétimo destino da Caravana Pro Paz, que nesta quinta-feira (4) chega ao município de Rio Maria. 

Texto:
Amanda Engelke - Secom