Início » Noticia » Caravana Pro Paz Cidadania atende mais de 23 mil no sul do Pará
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Pro Paz Cidadania atende mais de 23 mil no sul do Pará

A dona de casa Sildetina Pereira da Silva, 45 anos, moradora de São Félix do Xingu, aproveitou para tirar a segunda via da carteira de identidade.

(Agência Pará de Notícias)

Após visitar dez municípios, a Caravana Pro Paz Cidadania comprova, em números, o sucesso do trabalho executado nas regiões sul e sudeste do Pará. Prestes a completar um mês de jornada, mais de 23 mil atendimentos já foram feitos. Somente em Redenção, mais de cinco mil pessoas tiraram documentos e receberam assistência jurídica.

Em São Félix do Xingu, onde o atendimento foi encerrado nesta quinta-feira (10), a caravana obteve o segundo melhor saldo desde o início da ação. Quase quatro mil pessoas foram atendidas, em três dias. Segundo o balanço divulgado no fim dos trabalhos, foram emitidos 585 cadastros de pessoa física (CPFs), 957 carteiras de identidade e 523 de trabalho, 338 certidões de nascimento e 1.067 fotos. Também foram feitos 178 procedimentos jurídicos.

Entre os documentos ofertados pela caravana, a identidade, até aqui, é o mais procurado. Já foram expedidas 6.270 mil unidades do documento. Em média, a cada dia da ação, 500 saem por dia. O estudante Gabriel dos Santos, 17 anos, foi um dos que tiraram o registro geral (RG). Ele aproveitou o último dia da ação em São Félix do Xingu para pegar a primeira via. “Acho que é um dos mais importantes, porque é fundamental para tirarmos, inclusive, outros documentos. Já estava precisando, por causa da minha idade”, comentou ele, que também tirou a carteira e trabalho.

A dona de casa Sideltina Pereira da Silva, 45, também procurou a caravana nesta quinta-feira para tirar a segunda via da carteira de identidade. “Tirei minha primeira identidade com 22 anos, e como a foto já estava antiga, em alguns lugares já não queriam aceitar”, contou. Para ela, a caravana ajudou, sobretudo, as pessoas que tinham urgência em tirar os documentos. “Pena que é impossível resolver a situação de todo mundo, porque sempre vai ter gente precisando, mas quem veio conseguiu resolveu muita coisa”, disse.

O próximo município da região a receber a Caravana Pro Paz Cidadania é Ourilândia do Norte. O atendimento à população será no sábado (12). Durante todo o dia, será possível tirar, gratuitamente, as carteiras de identidade e de trabalho, a certidão de nascimento e o CPF, além de poder receber atendimento jurídico. A caravana iniciou os trabalhos na região em 17 de junho. Desde então, já passou pelos seguintes municípios: Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte, Conceição do Araguaia, Redenção, Floresta do Araguaia, Bannach, Rio Maria e São Félix do Xingu. 

Texto:
Amanda Engelke - Secom