Início » Noticia » Caravana Oftalmológica Pro Paz chega a São Caetano de Odivelas
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Oftalmológica Pro Paz chega a São Caetano de Odivelas

A dona de casa Marciana Carneiro foi submetida a uma cirurgia e voltará a se dedicar ao que mais gosta: tricotar, ler e escrever.

(Agência Pará de Notícias)

A Caravana Pro Paz Oftalmológica, que vem percorrendo os municípios da Região de Integração do Guamá, iniciou nesta quarta-feira, 10, os atendimentos à população de São Caetano de Odivelas. Desde as seis da manhã, dezenas de pessoas já concentravam na Praça do Pescador, onde foi montada a estrutura da ação itinerante, que tem capacidade para realizar cinco mil exames, mil consultas e trezentas cirurgias por dia.

A dona de casa Marciana Carneiro, 64 anos, chegou cedo e foi uma das primeiras a serem atendidas. “Eu soube da vinda da Caravana e pedi à minha filha que me trouxesse bem cedo aqui. Já fiz os exames e foi recomendado que eu operasse os dois olhos. A cirugia que não durou nem dez minutos, e por incrível que pareça já estou vendo bem melhor e agora espero voltar a fazer o que eu mais gosto, que é o crochê, além de ler e escrever”, festejou. Alonso Andrade, 71 anos, é aposentado e também fez a cirugia de catarata, que já havia comprometido ambos os lados da visão. “Os meus dois olhos apresentavam uma ardência e estavam doloridos. O médico disse que isso ia piorar, então decidi seguir o conselho dele: fiz a operação. Agora é tomar os cuidados para ter de novo uma visão saudável”, comentou.

Josefa Dantas, 60 anos, fez a operação para retirar a carne crescida que incomodava sua visão. “Fiz essa operação e foi muito bom, agora é respeitar o descanso porque vou precisar operar o outro olho”, disse. O prefeito de São Caetano, Mauro Rodrigues Chagas, foi ver de perto a ação e ressaltou a importância da Caravana para a população mais carente. “Há muito tempo que estávamos precisando disso aqui, em nosso município, e hoje, graças à Caravana, muitas pessoas estão voltando a enxergar de novo. Quisera tivéssemos ações como essa pelo menos três vezes ao ano, mas sabemos que há outros municípios enfrentando os mesmos problemas e que precisam ser contemplados. Felizmente, o governo do Estado pode nos dar essa atenção", elogiou.

Até o momento já foram feitas 491 consultas e 78 procedimentos cirúrgicos. O atendimento prossegue até o final da tarde. O próximo município a receber a visita da caravana será Terra Alta, na próxima sexta-feira, 12. 

Texto:
Antenor Filho - Secom