Início » Projetos » Geral » Noticias » Sespa participa de ação social na UIPP da Terra Firme
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Sespa participa de ação social na UIPP da Terra Firme

Fotos: José Pantoja/ Ascom Sespa

(Agência Pará de Notícias)

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participou, neste sábado (6), da ação social na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) no bairro da Terra Firme, oferecendo consultas nas áreas de clínica médica e pediatria, além de palestras sobre higiene bucal para crianças e responsáveis. A ação, promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Defensoria Pública, também oferece emissão de documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho e 1ª e 2ª vias de certidão de nascimento.

Apesar da presença de duas unidades móveis da Sespa, os atendimentos médicos foram feitos em salas da UIPP porque a Celpa não providenciou a ligação de energia em tempo hábil. Segundo a coordenadora de ação de saúde da Sespa, Vivianne Bernardes, a ação social marca o encerramento das atividades de 2014 do Pro Paz. “Começamos sexta-feira com uma ação na UIPP, no Distrito Industrial de Ananindeua, e vamos encerrar domingo com outra no bairro do Guamá”, informou a coordenadora.

Contando com três médicos de cada especialidade, a meta de atendimento, neste sábado, era de 180 consultas, sendo 90 de clínica médica e 90 de pediatria, no entanto, por volta das 10h, a procura era maior por emissão de documentos, principalmente pela população masculina. “Em Ananindeua, houve maior procura por consulta com pediatra, e hoje está sendo com clínico geral”, disse Vivianne.

Esses tipos de ação apontam como ainda há demanda reprimida na Atenção Primária em Saúde na Região Metropolitana de Belém (RMB). A dona de casa Lucinete Leão, 29 anos, levou os filhos de 6 e 4 anos para consulta com pediatra e também se consultou com clínico geral. Ela disse que procurou os serviços porque tem dificuldade de conseguir atendimento na unidade básica de saúde. “Temos que ir de madrugada para conseguir ficha e nem sempre conseguimos atendimento, e essa ação facilita isso”, disse Lucinete.

Nilvane Nogueira, 34 anos, foi outra usuária atendida por clínico geral. Ela também disse que tem dificuldade de conseguir consulta na unidade básica de saúde. “Fiquei satisfeita com o atendimento, porque o médico esclareceu minhas dúvidas e receitou medicamento”, concluiu.

As palestras sobre higiene bucal foram proferidas pela técnica de Saúde Bucal da Sespa Núbia Sousa. Usando modelos de dentes e escova em tamanhos ampliados, ela explicava o que é cárie e como as pessoas podem evitá-la e, assim, ter uma boa saúde bucal. Ela também orientava sobre a maneira correta de escovação, uso de fio dental e limpeza da língua. Ao final de cada palestra, os participantes recebiam um kit de higiene bucal, contendo escova, creme dental e fio dental. Até às 10h, cerca de 100 pessoas já haviam assistido à palestra.

A última ação social ocorre neste domingo (7), na UIPP do Guamá, onde serão oferecidos os mesmos serviços. A UIPP do Guamá fica na Rua do Tucunduba, próximo ao Campus III da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Texto:
Roberta Vilanova - Sespa