Início » Noticia » Poli Itinerante segue com atendimentos em Belém e no interior
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Poli Itinerante segue com atendimentos em Belém e no interior

domingo, 16 Agosto, 2020

Ação estratégica de combate à Covid-19 continua em bairros atendidos pelo TerPaz, em Belém, e no interior do Estado

A Policlínica Itinerante, estratégia do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) de combate à Covid-19, continua oferecendo serviços de saúde em Belém e no interior do Estado. Neste sábado (15), foram registrados mais de 400 atendimentos na Região Metropolitana de Belém (RMB), nos bairros da Cabanagem, Jurunas e Terra Firme, atendidos pelo programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz).

O bairro da Cabanagem apresentou a maior busca pelo serviço de saúde na RMB, foram realizados 161 atendimentos. A Policlínica Itinerante na Terra Firme registrou 123 atendimentos e no bairro do Jurunas, 118. Segundo a coordenadora do programa Alessandra Amaral, ainda “há muita procura na Região Metropolitana de Belém, o que demonstra que ainda identificamos casos leves e moderados da doença e devemos manter os cuidados e protocolos de saúde. A expectativa para este domingo é de uma procura menor”, afirma. 

No interior do Estado, mais de 450 atendimentos foram registrados no sábado (15), dia de encerramento dos serviços em São Caetano de Odivelas, onde foram contabilizados 136 atendimentos e em Aurora do Pará, com 110 atendimentos. Já em Santa Luzia do Pará, onde foram registrados 228 atendimentos no sábado (15), os serviços seguem neste domingo (16), na Escola Professora Florentina Damasceno, localizada na Rua Fernando Ferrari até às 15h30.

A ação descentralizada garante o atendimento de casos leves e moderados da Covid-19, com o objetivo de evitar o agravamento da doença. Os pacientes passam por triagem e, após a avaliação com enfermeiros, são encaminhados para consulta com os médicos que, dependendo de cada caso, solicitam o exame PCR para detectar a presença do vírus no organismo do paciente, exames laboratoriais e de imagem, com resultado disponível em pouco tempo. 

TerPaz - Desde o início de agosto foram instalados dois pontos fixos da Policlínica Itinerante nos bairros da Cabanagem e do Jurunas, em Belém, atendidos pelo TerPaz. Na última quarta-feira (12), o serviço foi ampliado para o bairro da Terra Firme e a partir do dia 19 de agosto, a ação iniciará no bairro da Nova União, em Marituba, que também faz parte do programa. 

RMB – Os atendimentos seguem no TerPaz Cabanagem (Escola José Valente Ribeiro, na Estrada do Benjamin, s/n) e TerPaz Jurunas (Escola Camilo Salgado, na Avenida Roberto Camelier, 823) até o dia 31 de agosto. Este domingo (16) é o último dia de atendimentos no TerPaz Terra Firme (Polo ParáPaz, no Campus III da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizado na Avenida Tucunduba, nº 01.

Por Giovanna Abreu (SECOM)

Foto: Ana Paula Lima