Início » Noticia » Fundação ParáPaz comemora 100 mil atendimentos do programa Ação Cidadania
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Fundação ParáPaz comemora 100 mil atendimentos do programa Ação Cidadania

terça-feira, 9 Fevereiro, 2021

Em 2021, está previsto o lançamento do ‘Cidadania por todo o Pará’, com o objetivo de atender cerca de 30 municípios do Estado

09/02/2021 10h17 - Atualizada hoje 11h19
Por Giovanna Abreu (SECOM)
 

Por meio do programa Ação Cidadania, a Fundação ParáPaz alcançou a marca de 100 mil atendimentos itinerantes em cerca de 30 municípios paraenses e dez bairros da capital. A emissão do RG é um dos principais serviços procurados, com mais de 35 mil registros feitos. Mais de 7 mil pessoas conseguiram emitir certidões de nascimento e tiveram acesso aos atendimentos de saúde. Os serviços de orientação jurídica foram utilizados por 3 mil paraenses, entre outros tipos de atendimentos oferecidos.

“Alcançar esta marca de 100 mil atendimentos entre os anos 2019 e 2020 demonstra o quanto as ações de cidadania são importantes. Atuamos em parceria com diversas secretarias estaduais e levamos serviços essenciais para a população, que passou a ter acesso e a oportunidade de resolver, em um único dia e lugar, diversos atendimentos que necessita” - Sidney Gouvêa, presidente da ParáPaz.

Solange dos Santos, 35 anos, participou de uma das edições do Ação Cidadania, no bairro da Marambaia. Ela perdeu o RG e precisava tirar a segunda via do documento. Na ação, encontrou a oportunidade que precisava, especialmente, pela gratuidade dos serviços.Foto: Ana Paula Lima / ParáPaz

“É difícil, na correria do dia a dia, a gente parar e ir em cada lugar procurar um determinado serviço ou fazer atendimentos, mesmo sabendo que são tão importantes. O governo do Estado aproximou essa oportunidade da gente. Consegui tirar meu RG, aproveitei pra fazer testes rápidos e atendimentos de saúde. Na próxima, vou levar meus filhos para regularizar os documentos de identidade. É muito boa essa iniciativa”, ressalta.

Em dois anos de gestão, 60 ações já foram realizadas. Entre os parceiros da Fundação estão a Polícia Civil do Pará, Segup, Sespa, Sejudh, Seaster, Seduc, Cohab, Cosanpa, Hemopa, Prodepa e Defensoria Pública.

Durante a pandemia da Covid-19, as ações de cidadania são realizadas de acordo com as medidas estabelecidas pelos protocolos de saúde contra o novo coronavírus, com uso obrigatório de máscara, a disponibilização de álcool em gel e assegurando o distanciamento entre os usuários.

LANÇAMENTO

Segundo Sidney Gouvêa, em 2021, está previsto o lançamento do programa ‘Cidadania por todo o Pará’, visando ampliar os serviços e atender cerca de 30 municípios paraenses.

 

Foto: Ana Paula Lima / ParáPaz