Início » Node » Ação referente ao Outubro Rosa atende cerca de 400 pessoas
  • Decrease

Ação referente ao Outubro Rosa atende cerca de 400 pessoas

domingo, 13 Outubro, 2019

Em alusão ao Outubro Rosa, a Fundação ParaPaz aproveitou o intenso movimento, referenfe ao Círio de Nazaré, e realizou na sexta-feira (11) um mutirão de serviços, de 8h às 14h, de conscientização e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero em um dos seus polos, no Terminal Hidroviário de Belém.

Para chamar atenção ao tema, os serviços disponíveis foram: tratamentos estéticos, como limpeza de pele e spa das mãos, orientações sobre alimentação saudável, vacina contra sarampo e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

A iniciativa agradou o casal Marcos e Lucimar de Andrade, de Campina Grande, Paraíba, que desembarcou no local. “Eu sempre faço o autoexame porque tenho muito medo do câncer e achei interessante a maneira de falar sobre o assunto aqui”, comentou a dona de casa, de 49 anos. Já o Marcos, marido dela, aproveitou e fez testes rápidos que nunca tinha feito. “Eu gostei bastante porque é um assunto do interesse de todos, e só de ter essas explicações com figuras conseguimos entender melhor como funciona a doença”, disse.

Além da parceria da Secretaria de saúde (Sespa), o evento contou com a ajuda de estudantes de biomedicina e nutrição, da Faculdade Unifamaz, além de profissionais da Hinode, que fizeram embelezamento, aumentando a autoestima de homens e mulheres.

Objetivo alcançado- Vanessa Moura, coordenadora do polo integrado ParáPaz, no terminal, enfatizou a importância dos atendimentos na ocasião. “O fluxo de passageiros aqui é enorme nesse período, e esse tipo de ação alerta a sociedade para a realização dos exames rotineiros e ajudou a imunizar cerca de 150 pessoas contra sarampo”. E ficou satisfeita com as demandas. “Cerca de 400 pessoas foram orientadas durante a manhã, e 122 realizaram os testes rápidos e 45 fizeram embelezamento. O objetivo foi cumprido!”, comemorou.

Outubro Rosa- No dia 26 de outubro, outra ação como está, será realizada, através da Fundação ParáPaz, na Praça do Relógio, no Ver-o-Peso, de 8h às 11h.