Home » Node » Presidência
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Presidência

Presidente da Fundação ParáPaz

ALBERTO HENRIQUE TEIXEIRA DE BARROS

Nascido em Belém, em 22 de novembro de 1970, Alberto Henrique Teixeira de Barros tem 30 anos de serviço na Segurança Pública do Pará exercidos como policial militar e como delegado de Polícia Civil. O novo Delegado-Geral iniciou sua jornada profissional na Segurança Pública do Pará, ao ingressar na Polícia Militar do Pará, como Oficial da PM. Foi inicialmente Aspirante Oficial da PM e posteriormente foi alçado à patente de 2° Tenente do Quadro de Oficiais da PM (QOPM). Com o tempo, chegou a 1° Tenente QOPM e por fim a Capitão QOPM. Atualmente, é Oficial da Reserva Remunerada no posto de Capitão. Na PM do Pará, atuou no 10° Batalhão da PM (BPM), no distrito de Icoaraci, em Belém; no Comando Geral da PM, em Belém; no Batalhão de Polícia de Guarda; no Comando de Policiamento Regional III (CPR III), em Castanhal (PA), e na Consultoria Jurídica da PM do Pará no cargo de consultor.

 

Empossado como delegado de Polícia Civil, em 15 de fevereiro de 2008, após aprovação no Concurso Público C-89/2006. O policial civil concluiu o Curso de Formação de Delegado de Polícia Civil, etapa final do Concurso Público, em 5 de outubro de 2007, ficando em primeiro lugar na categoria de Delegado. O delegado atuou inicialmente em sua carreira na Polícia Civil, em fevereiro de 2008, como plantonista na Seccional Urbana de Castanhal (PA) e posteriormente foi Delegado Municipal em Castanhal. Em 2009, foi nomeado para exercer o cargo de Superintendente Regional da Zona do Salgado, que abrange 22 municípios do Nordeste Paraense, com sede em Castanhal. Atuou ainda como coordenador do extinto GCCO (Grupo de Combate ao Crime Organizado), em Belém.

 

Foi também titular da Superintendência Regional do Sudeste do Pará, que tem sede em Marabá e que abrange 16 cidades da região do Carajás. Enquanto esteve em Marabá, o delegado chegou a exercer o cargo de secretário de Segurança Institucional da Prefeitura do município, em 2013. Até o ano passado, o delegado Alberto Teixeira atuava como diretor da Seccional Urbana da Sacramenta em Belém. À frente da Seccional, o delegado teve atuação sistemática para a prisão de traficantes de drogas, homicidas e assaltantes nos bairros situados na área de circunscrição da Seccional: Barreiro, Val de Cans, Telégrafo e Sacramenta. Nessas áreas, foram realizadas operações diárias que contribuíram para mantença da paz social.

 

O policial civil, ao longo de sua carreira policial, especializou-se em dar embate a grupos criminosos que agem no Pará, em especial, nas regiões Nordeste e Sudeste do Estado. A atuação sistemática de combate ao crime organizado no Pará resultou na desarticulação e prisão de quadrilhas especializadas em tráfico de drogas; em assaltos a banco; em roubos e desmanches de veículos; em contrabando e descaminho, homicídios por encomenda (pistolagem) e em crimes contra o patrimônio, como roubo, furto e estelionato, dentre outros. Como resultado das operações de combate ao crime, desempenhadas pelo novo delegado-geral, durante sua carreira, em vários municípios paraenses, elevadas quantidades de drogas, como maconha e cocaína, foram apreendidas. Da mesma forma, as apreensões resultaram na destruição de plantações de maconha; na apreensão de um arsenal bélico (armas e munições) e na prisão de mais de uma centena de criminosos.

 

FORMAÇÃO: Alberto Teixeira é bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Pará, em 2004, e bacharel em Ciência de Defesa Social, em 1996, pela Academia da Polícia Militar "Coronel Fontoura". Tem pós-graduações em Políticas de Gestão em Segurança Pública, em 2015, e em Direito Administrativo, em 2016, ambas realizadas na Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, em Belém. O policial civil tem Curso Básico de Formação de Multiplicador do Programa de Polícia Interativa, pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), concluído em 13 de Novembro de 1997, e Curso de Aperfeiçoamento na Gestão Policial, realizado pelo IESP (Instituto de Ensino de Segurança do Pará), concluído em 17 de dezembro de 2015.

 

Tem experiências também como educador, com certificações de participação no 5º Ciclo de Palestras de Direito na Universidade da Amazônia (UNAMA); no 6º Congresso Nacional de Direito Penal e Processual Penal; no 1º Seminário Internacional do Curso de Direito: “A Problemática Brasileira da Violência Doméstica e o Sistema Legal Brasileiro”; no 2º Seminário de Segurança Pública da Amazônia: “Desenvolvimento Social e Problemas Comunitários: A prevenção e a Administração de Conflitos”; no Curso de Informática e Eletrônica; do Curso sobre a Nova Geografia do Brasil e a Globalização; no Seminário acerca da Audiência de Custódia: Superando Desafios, realizado pelo IESP, e no Curso de Tiro Tático Defensivo; no Curso de Táticas de Defesa Pessoal e Curso Tático de Adentramento em Ambiente Confinado.

 

Como docente, o delegado atuou no IESP, em 2006, no Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Pará, nas disciplinas Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Administrativo, e no Curso de Formação de Oficiais da PM, em 2008, na disciplina Direito Processual Penal. Foi palestrante na Guarda Municipal de Marabá sobre os temas “A Polícia Civil no Sudeste do Estado do Pará” e “Direitos Humanos, Direito Penal e Agentes de Segurança Pública”.

 

COMENDAS: Por sua atuação como profissional na Segurança Pública, Alberto Teixeira foi condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo "Newton Miranda" concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, e condecoração meritória concedida pela Polícia Civil do Pará por ter obtido a primeira colocação geral no Curso de Formação de Delegados.Foi condecorado com a medalha da Láurea do Mérito Pessoal pelo Conselho Superior da Polícia Civil, homenageado pelos serviços prestados a sociedade, e agraciado, com a Medalha do Mérito "D. Pedro II"; também homenageado junto com sua equipe com a Medalha do Mérito Policial Civil em 2017, pela operação barreiro. Homenageado com comenda pelo diretor geral da Polícia Civil do DF, no conselho nacional dos Chefes de Polícia Civil. Prestigiado com a medalha Evanovich de Investigação Policial. Também recebeu da Assembleia Legislativa do Pará, através de sua Mesa Diretora a Medalha Comemorativa do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren. Da mesma Mesa Diretora da Assembleia Legislativa recebeu a Comenda “Mérito Nossa Senhora de Nazaré”. No Rol das Medalhas está a Medalha do Mérito Tiradentes. Recebeu da Polícia Civil o Certificado de Reconhecimento, pela colaboração, dedicação e bons serviços desenvolvidos nesta Instituição, no ano de 2015. A Polícia Militar do Pará concedeu ao Delegado o Diploma Amigo do 1° Batalhão de Polícia, por ter prestado relevantes serviços à referida Organização Policial Militar e em prol da sociedade paraense. Entre os inúmeros Certificados e Diplomas do Delegado Geral estão: Certificado de Menção Honrosa, concedido pelo Poder Legislativo do Estado; Diploma de Amigo da Academia de Polícia Civil do Estado do Pará. E recebeu da Câmara Municipal de Marabá o Titulo de Cidadão Marabaense pelos importantes serviços prestados ao município. Constam também entre as condecorações a Medalha do Mérito Defesa Civil e a Medalha do Mérito de Ensino Integrado de Segurança, a Medalha de Direitos Humanos Paulo Frota, assim como foi agraciado com a Menção Honrosa do Centro de Perícias no dia do Perito pelo Centro de Perícias Renato Chaves. Entre estes estão também a participação da Mesa “A Política de Segurança Pública e o Novo Sistema Prisional”. Nos 15 anos de Operações Aéreas no Estado do Pará, o Delegado Geral foi Homenageado e também com a Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Pará, em cumprimento ao Decreto Legislativo n° 50/2019 de autoria do Deputado Estadual Miro Sanova. Também agraciado com Menção Honrosa do Comando de Policiamento Especializado Batalhão de Polícia Rodoviária. Em 02 de setembro de 2020 foi nomeado Secretário de Estado à frente da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.

 

Em 02 de outubro de 2020 foi nomeado membro titular do Conselho Estadual da Diversidade Sexual-CEDS, representando a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.Em 03 de novembro de 2020 foi nomeado membro titular do Conselho Deliberativo do PROVITA, do Conselho Gestor do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte-PPCAAM e do Conselho Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos-CEPDDH, representando a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.Em 09 de dezembro de 2020 foi nomeado membro titular do Conselho Estadual de Política Indigenista-CONSEPI, representando a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.Em 18 de Dezembro de 2020 concluiu o curso de Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará.Em 09 de fevereiro de 2021 foi nomeado membro titular do Conselho de Juventude do Estado do Pará-COJUEPA e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Difusos-CEDDD, representando a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.